Latin NCAP: Toyota Corolla perde estrela e Citroën C3 Aircross decepciona em segurança
Latin NCAP avaliou o SUV compacto com até 7 lugares e aponta falhas na proteção aos passageiros; veja o que diz a marca
César Tizo - novembro 20, 2024
O Latin NCAP divulgou nesta quarta-feira (20) os resultados de uma nova bateria de testes, envolvendo o Citroën C3 Aircross e o Toyota Corolla.
O SUV compacto da Citroën, que possui configurações com 5 ou 7 lugares, foi completamente reprovado pela entidade, não alcançando nenhuma das cinco estrelas possíveis.
De acordo com o Latin NCAP, o C3 Aircross, testado com apenas dois airbags, “mostrou uma proteção fraca para o peito do passageiro dianteiro na avaliação de impacto frontal. O teste de impacto lateral apresentou uma intrusão relevante no habitáculo, aumentando os riscos de lesões aos ocupantes. O teste de chicotada cervical (whiplash) revelou proteção deficiente para o pescoço do adulto. Além disso, a proteção dinâmica para crianças não pontuou porque a sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP, e a entidade não foi informada pelo fabricante sobre planos para corrigir a falha”.
No mercado brasileiro, vale lembrar, o Citroën C3 Aircross adiciona airbags laterais a partir da versão Feel Pack. No entanto, o relatório do Latin NCAP aponta que a classificação do SUV “seria a mesma para a versão com airbags laterais, já que o modelo não oferece proteção lateral para a cabeça ou airbags de cortina. Com os airbags laterais de corpo, o teste de impacto lateral teria ganho mais pontos, mas a proteção do ocupante adulto continuaria no nível de zero estrela. A classificação do ocupante infantil também permaneceria no mesmo nível atual de zero estrela”.
Toyota Corolla reavaliado
O Latin NCAP também realizou um teste de auditoria no Toyota Corolla comercializado no México. A entidade salienta que o sedã foi originalmente avaliado em 2022, quando obteve cinco estrelas, porém “de acordo com os requisitos dos protocolos de avaliação, o Latin NCAP tem o direito de auditar qualquer teste voluntário a qualquer momento”, informou.
Na nova análise, o Corolla sofreu rebaixamento para quatro estrelas.
“No teste de auditoria de 2024, o impacto frontal teve desempenho semelhante, mas a cobertura dos airbags laterais de cortina foi inferior à versão testada em 2022, resultando em uma penalidade de dois pontos. Além disso, a marcação de advertência dos airbags no assento do passageiro dianteiro não atende aos requisitos do Latin NCAP, o que reduziu os pontos de proteção infantil. Esses fatores afetaram negativamente as pontuações de proteção de ocupantes adulto e infantil, resultando na nova classificação de quatro estrelas, com 72,84% para Ocupante Adulto, 71,57% para Ocupante Infantil, 59,72% para Proteção de Pedestres e Usuários Vulneráveis das Vias, e 81,57% para Assistência à Segurança.
Apesar disso, o Latin NCAP afirmou que os problemas identificados podem ser corrigidos na produção, já que não estão diretamente relacionados ao desempenho nos testes. Os dados de 2022 foram atualizados no site da entidade“, completam os responsáveis pela avaliação.
Críticas aos fabricantes
“A Stellantis decepciona mais uma vez com um modelo zero estrela. Os engenheiros da Citroën e da Stellantis sabem muito bem como oferecer veículos com melhores recursos de segurança, mas, infelizmente, a decisão corporativa vai em outra direção. Enquanto outros concorrentes oferecem mais segurança e melhor desempenho, a Citroën continua a proporcionar segurança deficiente como padrão em seus carros. O Latin NCAP insta a Stellantis, PSA e Citroën a mudarem de enfoque, melhorarem o equipamento básico de segurança e oferecerem voluntariamente seus carros ao Latin NCAP para que os consumidores conheçam seu desempenho”, declarou Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP.
Sobre a Toyota, Furas destacou: “À medida que as decepções se acumulam, é hora de o fabricante voltar a produzir seus carros com foco em cinco estrelas, já que acaba de perder o único modelo com essa classificação no protocolo atual do Latin NCAP. Embora quatro estrelas representem um bom nível de segurança, a Toyota é conhecida por liderar com resultados máximos. Os resultados de hoje demonstram a relevância e a necessidade de uma rotulagem padronizada de segurança veicular que inclua a classificação por estrelas do Latin NCAP.”
O que dizem as marcas?
Procurada pelo Guru dos Carros para comentar o assunto, a Stellantis emitiu a seguinte nota:
“A empresa reforça seu compromisso com a segurança veicular e informa que seus modelos comercializados atendem a todas as regulamentações vigentes. A segurança de um carro é um conjunto pensado desde o início do desenvolvimento, indo muito além da oferta individual de itens de segurança ativa e passiva. A variante da plataforma CMP permite ao Aircross ter uma carroceria robusta, com ampla proteção ao habitáculo.”
A Toyota também foi contatada, mas, até o fechamento desta reportagem, não havia respondido. Assim que a companhia se manifestar, a notícia será atualizada.
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