Vale inicia testes com carros eletrificados da BYD para reduzir emissões
Parceria entre as duas empresas envolverá avaliação de infraestrutura para recarga nas unidades da mineradora; testes terão início com o elétrico Dolphin e a picape Shark
César Tizo - novembro 28, 2024
A Vale e a BYD comunicaram nesta quinta-feira (28) a assinatura de uma carta de intenção para colaborar na eletrificação da frota de veículos leves utilizados nas operações da mineradora. A parceria prevê estudos e testes práticos, com o objetivo de substituir carros movidos a combustíveis fósseis por modelos eletrificados, alinhando-se às metas de descarbonização da Vale e à estratégia da BYD de promover a transição energética no Brasil.
Os primeiros testes, já em andamento, envolvem o elétrico BYD Dolphin. Em seguida, será a vez da picape híbrida plug-in Shark começar a ser avaliada nas atividades da Vale. Além dos testes de aplicação dos veículos, o estudo a ser conduzido pelas duas empresas inclui visitas técnicas para avaliar a infraestrutura de recarga nas áreas operacionais, formas de utilização dos modelos e os serviços de manutenção necessários para a implementação da frota eletrificada.
BYD Shark: modelo será avaliado nas operações da Vale
Segundo Marco Braga, diretor global de Suprimentos da Vale, a eventual substituição completa dos cerca de 3 mil veículos leves atualmente em circulação nas unidades brasileiras da mineradora pode reduzir em até 10 mil toneladas anuais as emissões de gases de efeito estufa. “Essa parceria com a BYD reforça nosso compromisso de buscar soluções sustentáveis que acelerem a descarbonização, tanto na Vale quanto em nossa cadeia de valor“, destaca Braga.
Para Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil, a iniciativa mostra o comprometimento das empresas com operações mais sustentáveis. “Estamos felizes em começar esse estudo com a Vale e com nossos modelos inovadores, como a picape Shark, que combina potência, tecnologia e segurança, marcando um novo capítulo para o segmento de veículos elétricos no país“, afirma.
A parceria também contribui para as metas ambientais da Vale, que incluem reduzir em 33% as emissões diretas e indiretas até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2050.