Marcelo Cavalcante – A um mês do fim, 2024 já supera vendas de 2023 no setor automotivo
Consultor analisa os dados preliminares do fechamento de novembro, que consolida boas notícias para o setor automotivo
César Tizo - dezembro 1, 2024
Confira abaixo o texto mais recente do consultor Marcelo Cavalcante de Lima, que apresenta os dados preliminares do comportamento do mercado em novembro:
As vendas acumuladas de automóveis e comerciais leves totalizaram, até o dia 26 de novembro, 2.187.776 unidades, superando o volume total registrado em todo o ano de 2023. Em comparação com o mesmo período do ano passado, o setor apresenta um crescimento de 15,40%.
Na parcial de novembro, foram vendidas 187.844 unidades, representando um avanço de 9,67% em relação a outubro e um crescimento de 21,48% quando comparado ao mesmo período de 2023.
As vendas no atacado alcançaram uma participação de 57,80%, com crescimento de 19,58% frente a outubro, enquanto o varejo registrou uma participação de 42,20%, anotando uma queda de 1,52%.
Destaques das Vendas Diretas
O crescimento das vendas diretas continua impulsionado pelo forte volume de compras das locadoras. A ABLA projeta para 2024 um total de 620.000 unidades adquiridas, o que representará cerca de 25% do total de vendas do setor.
O segmento de eletrificados encerrou a parcial com 11.687 unidades, um aumento de 7% em relação ao mesmo número de dias úteis do mês anterior.
Com base nos dados atuais, a expectativa é que novembro encerre com vendas entre 230 mil e 235 mil unidades, representando um crescimento de 14% a 16,5% em comparação ao mesmo mês de 2023.
Ranking Geral de Marcas e Modelos
As marcas com maior participação nas vendas diretas apresentam os melhores desempenhos no mês de novembro. Confira os destaques:
Marcas
Fiat: Lidera o mercado com 37.369 unidades em novembro e 459.540 no acumulado do ano. Do total mensal, 68% das vendas estão concentradas no atacado.
Volkswagen: Ocupa a segunda posição, com 32.653 unidades vendidas em novembro, um aumento de 15% em relação a outubro. Cerca de 70% das vendas foram no atacado.
General Motors: Fecha o trio com 25.002 unidades vendidas, registrando crescimento de 15,41% no mês. Suas vendas no atacado representam 61% do total.
Entre as marcas de volume, a Renault lidera em concentração de vendas diretas, com 85% de suas unidades faturadas diretamente de fábrica. Já a Honda é a marca mais focada no varejo, com 79% de suas vendas nessa modalidade.
No segmento premium, a BMW registrou um crescimento expressivo de 48% em relação ao mês anterior, impulsionado parcialmente pelas entregas de veículos envolvidos em recall.
Modelos
VW Polo: Líder na parcial com 12.104 unidades vendidas, sendo 76% destinadas à modalidade de faturamento direto.
Hyundai HB20: Segunda posição, com 10.424 unidades, das quais 71% foram direcionadas para vendas diretas.
Fiat Strada: Completa o pódio com 9.948 unidades, sendo 67% destinadas ao faturamento direto de fábrica.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok