Fiat reafirma posição como principal marca da Stellantis em volume de vendas no mundo
Marca, que alcançou 125 anos, é a referência em vendas em mercados como Brasil, Turquia e Itália; confira detalhes
César Tizo - dezembro 5, 2024
A Fiat reafirma sua posição como a principal marca do grupo Stellantis em volume de vendas e segue a líder em participação de mercado no Brasil, Itália, Turquia e Argélia. Em 2024, a marca italiana, que celebra seu 125º aniversário, alcançou resultados expressivos, consolidando sua liderança apesar de desafios como a transição de modelos e as dinâmicas de cadeia de suprimentos.
No Brasil, a Fiat segue dominante, com 20,9% de participação de mercado, mantendo-se como a marca mais procurada do país. A Fiat Strada, mais uma vez, lidera como o veículo mais vendido, com mais de 128 mil unidades comercializadas. Com 49 mil unidades emplacadas em novembro, a Fiat registrou participação de 20,2% no mês, o que reflete a liderança absoluta no acumulado do ano, com mais de 471 mil carros vendidos até novembro, o que representa uma diferença de cerca de 109 mil unidades em relação à segunda colocada.
Além do Strada, outros modelos da Fiat também estão entre os mais vendidos do Brasil, como o Argo, que ocupa a quinta posição com 84 mil unidades, e o Mobi, que figura na oitava posição, com quase 62 mil unidades comercializadas. O Argo, especialmente, se destaca no segmento de hatchbacks, com 10 mil unidades vendidas, alcançando o maior volume de licenciamento do ano, superando os números registrados em 2023.
Na Itália, berço da montadora, a Fiat segue no topo do ranking, com 11% de participação de mercado. O modelo Panda segue sendo o carro mais vendido no país, com 58,5% de participação no segmento onde atua. A Fiat Professional, com os modelos Ducato e Doblò, domina o mercado de comerciais no país europeu, com uma participação de 23,8%. O Ducato, fabricado em Atessa, é o veículo comercial mais vendido, com mais de 18 mil unidades registradas.
Na Turquia, a Fiat mantém uma participação de mercado de 11,5%, com 122 mil unidades vendidas até novembro. O modelo Egea (também conhecido como Fiat Tipo em alguns países) é o mais vendido, superando 76 mil unidades comercializadas. Já na Argélia, a Fiat tem impressionantes 60% de participação de mercado, com 59 mil unidades vendidas no acumulado de 2024. O modelo Doblò lidera as vendas, com mais de 23 mil unidades comercializadas.
O CEO da Fiat e CMO Global da Stellantis, Olivier François, comentou sobre os resultados: “Nos últimos onze meses, trabalhamos arduamente para manter nossa relevância global e consolidar nossa posição como a marca número um do Stellantis em volume. Em 2024, fortalecemos nossa liderança no Brasil com uma linha de modelos estruturada e atualizada, além de novos lançamentos. Na Europa, nossa linha está em um período de transição desafiador, com vários modelos descontinuados no meio de 2024, enquanto o Grande Panda e o 500 Hybrid só chegarão em 2025. Mesmo assim, a FIAT permanece como a líder na Itália, impulsionada pelo desempenho do Panda e nossa liderança no setor de veículos comerciais, onde o Ducato e a Fiat Professional continuam a se destacar. No Oriente Médio e na África, mantivemos nosso papel fundamental na Turquia e na Argélia”, afirmou.
Com sua sólida liderança no Brasil e em outros mercados chave, a Fiat demonstra não apenas sua força histórica, mas também sua capacidade de adaptação no mercado global.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok