“Brasil é prioridade”: chinesa GAC investe R$ 5,8 bi em fábrica, motor flex e parcerias locais
Empresa é a quinta maior montadora chinesa e já estabeleceu parceria com universidades locais para pesquisa e inovação em mobilidade sustentável
César Tizo - dezembro 6, 2024
A montadora chinesa GAC deu início às suas operações no Brasil com um investimento de R$ 5,8 bilhões ao longo dos próximos cinco anos. O montante visa impulsionar a pesquisa e o desenvolvimento de motores flex, bem como automóveis híbridos e elétricos, “buscando atender às diversas demandas do mercado nacional“, explica a companhia.
Para viabilizar seus planos, a GAC firmou acordos de cooperação técnica com as universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Santa Maria (UFSM) e Estadual de Campinas (Unicamp). Essas parcerias, que incluem R$ 120 milhões destinados exclusivamente à pesquisa e desenvolvimento, vão permitir a produção local de motores flex e híbridos-flex, alinhando a atuação da montadora aos padrões de eficiência energética e sustentabilidade ambiental exigidos no Brasil.
Acima detalhe do elétrico GAC Aion Y
Segundo o presidente da GAC Internacional, Wei Haigang, o “Brasil é uma prioridade para a empresa“, que busca ampliar sua presença global por meio da transferência de tecnologia e inovação colaborativa. “Estamos comprometidos com o desenvolvimento de soluções que promovam a mobilidade sustentável e o fortalecimento da indústria automotiva brasileira”, declarou Haigang. A GAC ocupa, atualmente, o posto de quinta maior fabricante da potência asiática.
O plano da GAC envolve a instalação de uma linha de produção completa no Brasil a partir de 2025, acompanhada de um centro de pesquisa e desenvolvimento. A empresa pretende se posicionar como pioneira entre as fabricantes chinesas no país, unindo tecnologias inovadoras à sustentabilidade.
Além de modelos híbridos e elétricos, a GAC também investirá na produção de veículos a combustão e no desenvolvimento de biocombustíveis e combustíveis de baixo carbono. Vale lembrar que as conterrâneas da GAC, no caso a BYD e a GWM, optaram por comercializar apenas veículos eletrificados no Brasil.
Com forte atuação no mercado chinês, onde produziu mais de 2,5 milhões de veículos em 2023, a GAC quer usar a expertise de seu Centro de Pesquisa e Desenvolvimento — considerado o mais avançado da China — para impulsionar a transição energética e a redução de emissões no Brasil.
A montadora também promoverá estágios, intercâmbios e programas de capacitação entre Brasil e China, fortalecendo a integração entre indústria e academia. Os acordos têm duração inicial de cinco anos, com possibilidade de renovação.
Procurada pelo Guru dos Carros, a GAC informou que anunciará em janeiro de 2025 os primeiros veículos que serão comercializados no Brasil. Vamos acompanhar.