Carros com menor desvalorização em 2024 são revelados por premiação
Organizadores do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2024 revelam os campeões por categoria; confira resultado
César Tizo - dezembro 7, 2024
O Toyota Corolla, o Volvo XC90 e o Ford Mustang Mach-E GT foram consagrados como os grandes campeões do Selo Maior Valor de Revenda – Autos 2024 (SMVR-Autos), destacando-se em seus respectivos agrupamentos: “Motores a combustão”, “Híbridos” e “Elétricos”.
O prêmio, que avalia a menor depreciação de veículos no mercado nacional, revelou índices de desvalorização de -4,7% para o Corolla, -3,8% para o XC90 e -5,2% para o Mustang Mach-E GT.
Toyota Corolla
Destaque no pós-venda
O SMVR-Autos, realizado pela Agência Autoinforme, visa valorizar a relação custo-benefício dos veículos, indo além da venda inicial e destacando a importância dos serviços de pós-venda e fidelização do cliente. Este ano, 170 modelos de 16 montadoras foram analisados, divididos entre veículos a combustão, híbridos e elétricos, com critérios que consideraram volumes mínimos de vendas, variando de 100 a 1.000 unidades, dependendo do tipo de propulsão.
Ford Mustang Mach-E GT
Campeões por categoria
Além dos “Campeões Gerais”, o SMVR-Autos 2024 certificou veículos com as menores taxas de depreciação em diversas categorias. Veja resumo nas tabelas abaixo:
Motores a combustão
Categoria
Modelo
Índice de Depreciação
Hatch Entrada
Fiat Mobi
-9,3%
Hatch Compacto
Chevrolet Onix
-8%
Hatch Médio/Premium
BMW 118i
-13%
Picape Pequena
Fiat Strada
-6%
Picape Compacta
RAM Rampage
-7,6%
Picape Média
Ford Ranger
-10%
Picape Grande
Ford F-150
-10,7%
Sedã Pequeno
Fiat Cronos
-9,2%
Sedã Compacto
Volkswagen Virtus
-8,4%
Sedã Médio
Toyota Corolla
-4,7%
SUV Entrada
Volkswagen Nivus
-9,1%
SUV Compacto
Honda HR-V
-7,7%
SUV Médio
Porsche Macan
-5,9%
SUV Grande
Porsche Cayenne
-6,8%
SUV/Minivan (7 lugares)
Toyota SW4
-8,2%
Híbridos
Categoria
Modelo
Índice de Depreciação
Híbrido leve / Sedã
Audi A3
-9,5%
Híbrido leve / SUV Compacto
Kia Stonic
-13,3%
Híbrido leve / SUV Médio
Kia Sportage
-8%
Híbrido leve / SUV Grande
BMW X6
-7,7%
Híbrido / Picape
Ford Maverick
-13,5%
Híbrido / Sedã
Toyota Corolla
-5,4%
Híbrido / SUV Compacto
Lexus UX 250
-8,6%
Híbrido / SUV Médio
GWM Haval H6
-11,2%
Híbrido / SUV Grande
Lexus RX 500h
-12,2%
Híbrido plug-in / Sedã
BMW 330
-6,3%
Híbrido plug-in / SUV Médio
Volvo XC60
-5,4%
Híbrido plug-in / SUV Grande
Volvo XC90
-3,8%
Elétricos
Categoria
Modelo
Índice de Depreciação
Entrada
CAOA Chery iCar
-22,1%
Hatch Compacto
BYD Dolphin
-12,5%
Esportivo
Ford Mustang Mach-E GT
-5,2%
SUV Compacto
Volvo XC40
-15,2%
SUV Médio
BMW iX1
-13%
SUV Grande
BMW iX
-14,1%
Expansão do mercado
O estudo, em sua 11ª edição, refletiu o crescimento dos segmentos híbrido e elétrico no Brasil. Para contemplar o aumento de modelos desses tipos, os organizadores criaram agrupamentos específicos, reconhecendo a relevância das novas tecnologias no mercado automotivo.
Histórico e liderança
Ao longo de onze anos, a Toyota consolidou sua liderança com 31 títulos por categorias, seguida por Volkswagen (28), Fiat (24) e Chevrolet (19). Já entre os “Campeões Gerais”, Honda e Chevrolet lideram com três vitórias cada, seguidas pela Toyota, Fiat, Ford, Jeep e Volvo, com um título cada.