SUV médio ou SUV compacto completo? Corolla Cross XR enfrenta Creta Platinum
Leitor está em dúvida entre o catálogo topo de linha do Creta com motorização 1.0 turbo e a opção de acesso do Toyota
César Tizo - dezembro 30, 2024
Comparando os itens de conforto e o motor dos carros, compensa comprar um Toyota Corolla Cross XR ou um Hyundai Creta Platinum? Obrigado – pergunta enviada por Alexandre
Alexandre, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Vamos analisar uma questão que costuma ser recorrente ao escolher um automóvel na mesma faixa de preço: optar por um modelo menor, porém mais equipado, ou um veículo de segmento superior, mas em uma configuração de entrada?
Essa dúvida se evidencia ao compararmos o Hyundai Creta Platinum, a versão mais completa com motor 1.0 turbo do SUV compacto, atualmente tabelada em R$ 172.690, e o Toyota Corolla Cross XR, a configuração de entrada do SUV médio, oferecida por R$ 168.490.
Mecânica
Começando pela análise do conjunto mecânico, algo mencionado na sua pergunta, o motor 1.0 TGDI do Creta Platinum entrega até 120 cv e 17,5 kgfm de torque e trabalha sempre associado ao câmbio automático de 6 marchas. O Hyundai acelera de 0 a 100 km/h em 11,6 segundos e apresenta consumo de 12 km/l na cidade e 12,7 km/l na estrada com gasolina, segundo dados oficiais.
O Corolla Cross XR, por sua vez, utiliza o motor 2.0 16V flex da família Dynamic Force, que oferece 175 cv e 20,8 kgfm de torque, e conta com a transmissão automática CVT para enviar tração às rodas dianteiras. Apesar de a Toyota não divulgar os dados de desempenho para seus modelos, a sensação ao volante do Corolla Cross é de um modelo superior em performance na comparação com o Creta 1.0 turbo e, mesmo assim, o modelo japonês é comedido no consumo, com médias de 11,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina.
Dessa forma, em termos de eficiência e desempenho, o Toyota Corolla Cross XR se destaca.
Equipamentos
No quesito equipamentos, o Corolla Cross XR não decepciona, especialmente pela presença do pacote Toyota Safety Sense, que inclui alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, piloto automático adaptativo e os assistentes de permanência e centralização de faixa.
Já o Creta Platinum, por ser uma versão mais sofisticada dentro do portfólio do Hyundai, oferece uma lista de itens de série mais extensa. Ela engloba o teto solar panorâmico, painel de instrumentos e central multimídia integrados com telas de 10,25″, câmera 360º, ar-condicionado automático digital e revestimento interno premium. Assim como o Toyota, o Hyundai conta com assistentes de permanência e centralização de faixa, alerta e frenagem autônoma de emergência e farol alto automático, demonstrando que também se destaca em tecnologia.
Conclusão
Em resumo, Alexandre, acreditamos que o Hyundai Creta Platinum é a escolha mais equilibrada.
Pelo valor gasto, o SUV compacto sul-coreano oferece um conjunto de itens de série mais completo, algo que parece ser um fator importante para você.
Além disso, pensando na revenda, uma versão mais equipada, como é o caso do Creta Platinum, tende a oferecer liquidez superior no mercado de usados. Já o Corolla Cross XR, por ser uma configuração de entrada, pode não atrair tanto interesse dos consumidores desse tipo de veículo.
Embora o Corolla Cross apresente uma mecânica eficiente e porte superior, o Creta é perfeitamente capaz de acomodar 5 ocupantes com conforto, e seu porta-malas de 422 litros não fica tão distante dos 440 litros do Toyota, o que torna o Hyundai um automóvel muito competente dentro da categoria de SUVs compactos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok