Marcelo Cavalcante: Preço médio dos carros vendidos no Brasil passa de R$ 76 mil em 2019 para R$ 152,5 mil em 2024
Mercado automotivo brasileiro registra 14% de crescimento em 2024, mas volume total segue abaixo do período pré-pandemia
César Tizo - janeiro 6, 2025
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima traz em seu primeiro texto de 2025 uma análise completa sobre o fechamento do mercado automotivo brasileiro no ano passado.
O setor de automóveis e comerciais leves encerrou dezembro com vendas de 243.759 unidades, um volume 3% superior ao registrado no mesmo período do ano anterior. Muitos recordes foram superados em 2024, como veremos a seguir.
No acumulado do ano, foram vendidos 2.483.815 automóveis e comerciais leves. Esse volume representa um crescimento de 14% em relação ao ano anterior, mas ainda reflete um recuo de 6,55% quando comparado ao período pré-pandemia.
Os comerciais leves encerraram o ano com recorde histórico de vendas, totalizando 536.600 unidades, entre picapes, furgões e veículos de carga com peso bruto total de até 3.500 quilos.
As vendas no varejo somaram 1.266.021 unidades, um volume 15% superior ao registrado em 2023, enquanto o atacado comercializou 1.218.837 unidades, representando um crescimento de 13% em relação ao ano anterior.
As vendas de veículos de novas energias fecharam dezembro com um novo recorde: 21.737 unidades. No acumulado do ano, o segmento comercializou 177.613 veículos, volume 89% superior ao registrado em 2023.
O preço médio dos carros novos no Brasil em 2024 foi de R$ 152.500. Isso reflete a estratégia do setor automotivo no pós-Covid, que priorizou produtos de maior valor agregado. Para comparação, o preço médio em 2019 era de R$ 76.400.
Os modelos mais acessíveis atualmente são o Fiat Mobi, o Renault Kwid e o Citroën C3, cujos preços, em suas versões de entrada, partem da faixa de R$ 74.000 no varejo.
RANKING DE MARCAS
A Fiat encerrou o quarto ano consecutivo na liderança. Nas últimas duas décadas, a marca ocupou a primeira posição em 15 ocasiões.
Seu sucesso é atribuído a diversos fatores, como um dos maiores ciclos de investimento do setor, uma estratégia comercial eficiente no varejo e no atacado e uma gama de produtos que atende a quase todos os segmentos.
A linha de veículos comerciais da Fiat vendeu cerca de 230.880 unidades em 2024, o que equivale a 43% das vendas desse segmento no ano. No total, a marca comercializou 521.300 unidades, um crescimento de 9,63% em relação ao ano anterior e de 42,38% em comparação ao período pré-pandemia.
Destaques incluem:
Fiat Strada: modelo mais vendido no ranking geral.
Fiat Mobi: modelo de entrada mais vendido.
Fiat Fiorino: líder no segmento de furgões pequenos.
Fiat Toro: líder no segmento de picapes intermediárias.
A Volkswagen ficou na segunda posição, com 400.424 unidades comercializadas, um crescimento de 16% (ou 55 mil unidades) em relação ao ano anterior. Modelos como o VW Polo e o VW T-Cross bateram recordes de vendas. No entanto, em comparação ao período pré-pandemia, a marca apresentou um recuo de 2,57%.
A General Motors manteve o terceiro lugar pelo quarto ano consecutivo, com 314.957 unidades vendidas, uma queda de 4% em relação a 2023 e de 33,79% em comparação ao período pré-pandemia.
Outros destaques:
Hyundai conquistou a quarta posição, ultrapassando a Toyota no último mês do ano.
BYD encerrou 2024 na 10ª posição, evidenciando sua ascensão.
CAOA Chery apresentou crescimento significativo em vendas.
No segmento premium, a BMW registrou o maior volume de vendas desde sua chegada ao Brasil. A Volvo garantiu a segunda posição, enquanto a Mercedes-Benz cresceu 63,72%. A Porsche também alcançou recorde histórico de vendas no país.
RANKING DE MODELOS
A Fiat Strada garantiu mais um ano na liderança geral, com 144.685 unidades vendidas, o melhor desempenho desde 2015 e um crescimento de 20% em relação ao ano anterior.
O VW Polo ficou em segundo lugar no ranking geral, liderando o segmento de automóveis e hatches pequenos. Suas 140.179 unidades vendidas representam um recorde, mesmo considerando a geração anterior.
O Chevrolet Onix ocupou a terceira posição, com 97.504 unidades comercializadas, mas registrou uma queda de 4,45% em relação a 2023.
Outros modelos que bateram recordes de vendas em 2024 incluem:
VW T-Cross: recorde histórico e líder no segmento de SUVs.
Hyundai Creta, Nissan Kicks, Toyota Hilux, Ford Ranger, VW Nivus, Fiat Fastback, Toyota Corolla, VW Saveiro e Chevrolet Montana: todos alcançaram os melhores desempenhos desde seus lançamentos ou desde 2015.
Outras análises detalhadas serão feitas ao longo da semana. Acompanhem.
51voto
Article Rating
Inscrever-se
1 Comentário
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
João Roberto
9 dias atrás
Excelente análise do Setor!
Panorama geral do Mercado!
Excelente análise do Setor!
Panorama geral do Mercado!