Brasil retoma oitavo lugar como maior produtor de veículos no mundo
Crescimento de 9,7% na produção e 14,1% nos emplacamentos destaca o país como líder em expansão entre os grandes mercados globais
César Tizo - janeiro 14, 2025
O Brasil retomou da Espanha o posto de oitavo maior produtor de veículos em 2024, com 2,55 milhões de unidades fabricadas, um aumento de 9,7% em relação a 2023, informou a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). O resultado reflete o bom momento do setor, que também registrou um crescimento de 14,1% nos emplacamentos, atingindo 2,635 milhões de unidades – o maior ritmo de expansão desde 2007.
Venda recorde e impacto do crédito
O volume total de vendas de veículos novos e usados chegou à marca de 14,4 milhões de veículos leves, maior resultado na história do país, demonstrando uma demanda reprimida que começou a ser atendida graças às condições de crédito mais favoráveis, analisa a Anfavea. Em 2024, as concessões de financiamento para veículos novos e usados cresceram 36%, o que impulsionou significativamente o mercado.
“Claramente, há uma demanda reprimida por transporte individual que vem sendo atendida de forma crescente. Com melhores condições de crédito e uma política de renovação de frota, mais consumidores poderão optar por veículos 0 km”, declarou Márcio de Lima Leite, presidente da associação.
Exportações e importações
As exportações de veículos totalizaram 398,5 mil unidades, praticamente igualando o desempenho de 2023. Apesar de um primeiro semestre fraco, o segundo semestre apresentou forte recuperação, com Argentina e Uruguai como os principais destinos em crescimento.
Por outro lado, as importações registraram seu melhor resultado em 10 anos, com 466,5 mil unidades – um aumento de 33%. Este salto foi impulsionado pela entrada de modelos eletrificados, principalmente vindos da China. Contudo, a Anfavea alertou para o impacto do baixo imposto de importação sobre elétricos e híbridos no equilíbrio da balança comercial e na indústria nacional.
Agenda para 2025
Com o objetivo de consolidar os avanços de 2024, a Anfavea apresentou em coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (14) suas prioridades para 2025. Entre elas, destacam-se:
Ampliar o mercado interno e atingir 3 milhões de unidades vendidas;
Reequilibrar a balança comercial, aumentando exportações e reduzindo importações excessivas;
Desenvolver uma política perene de renovação de frota com foco em sustentabilidade e segurança;
Promover a descarbonização com base nos recursos energéticos brasileiros;
Qualificar a produção nacional, priorizando inovações tecnológicas.
Com esses avanços, o Brasil reforça seu papel como um dos principais mercados automotivos globais, equilibrando crescimento interno, competitividade externa e sustentabilidade.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok