Marcelo Cavalcante: Vendas em 2025 começam abaixo do esperado, mas setor automotivo segue otimista
Primeiro decêndio de janeiro registra queda de 37,93% nas vendas em relação a dezembro, mas projeções apontam crescimento de até 10% no ano
César Tizo - janeiro 16, 2025
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima analisa os dados de emplacamentos referentes ao primeiro decêndio de 2025; confira todos os números:
Nos primeiros 10 dias de janeiro, o setor de automóveis e comerciais leves registrou a venda de 49.778 unidades, um crescimento de 3,76% em relação ao mesmo período de 2023. No entanto, as vendas recuaram 37,93% em comparação com o primeiro decêndio do mês passado.
O início de janeiro apresenta um desempenho abaixo das expectativas. A desaceleração no ritmo de vendas nos últimos 10 dias de dezembro impactou negativamente o início deste ano.
Apesar disso, o setor mantém uma visão otimista para 2025, com projeções de crescimento de vendas entre 7% e 10%. O desafio, entretanto, é significativo, especialmente diante da redução de opções de veículos de entrada. A estratégia para superar essa limitação passa pelo crescimento nos segmentos intermediários e de comerciais leves, com foco em veículos de maior valor agregado.
A expansão das redes de concessionárias em 2023 e 2024 trouxe mais competição, diminuindo a fatia de mercado de algumas marcas. Nesse cenário, concessionários têm investido em melhorias de qualidade para fidelizar clientes e em ferramentas para otimizar resultados. Quem não se adaptar poderá enfrentar dificuldades. Além disso, o setor de pós-venda e seminovos continua sendo essencial para o desempenho financeiro das marcas. Um destaque é o crescimento acelerado da venda de peças online em 2024, tendência que deve se manter nos próximos anos.
No mercado de produtos, algumas mudanças marcaram 2024. A Toyota, por exemplo, encerrou as vendas do Yaris e Yaris Sedã, que serão substituídos pelo Yaris Cross, um novo SUV compacto com preços previstos entre R$ 130 mil e R$ 165 mil, bem acima do que era praticado no caso do hatchback e do três volumes de entrada da marca japonesa. Outros modelos que se despediram no ano passado incluem o Renault Logan e Stepway, Citroën C4 Cactus, Nissan Leaf, Chevrolet Cruze e Cruze Sport6, entre outros.
No início de 2025, o varejo representa 58% das vendas, enquanto o atacado corresponde a 42%. Como de costume, locadoras anteciparam compras em novembro e dezembro, influenciando os números atuais.
Desempenho das montadoras
Fiat: Líder no primeiro decêndio de 2025, com 11.714 unidades vendidas, um crescimento de 17,56% em relação ao ano anterior, mas uma queda de 30,68% em comparação com dezembro. Cerca de 61% de suas vendas estão concentradas no faturamento direto.
GM: Ocupa a segunda posição, com 6.652 unidades vendidas, crescimento de 6,77% sobre 2024 e recuo de 36,73% ante dezembro. Aproximadamente 66% de suas vendas estão no varejo.
Volkswagen: Fecha o pódio com 6.281 unidades vendidas, um crescimento de 10% frente ao ano anterior, mas uma queda de 56% em relação a dezembro. Suas vendas no varejo representam 56% do total.
Cenário para 2025
Os investimentos anunciados prometem movimentar o setor. Novos modelos híbridos serão produzidos no Brasil, e marcas recém-chegadas devem iniciar a fabricação local. Contudo, as importações seguem em alta, com expectativa de novos recordes.
No ranking de modelos, a Fiat Strada lidera, seguida pelo Chevrolet Tracker e pelo Fiat Argo.
Desejamos um ótimo ano ao setor automotivo, repleto de sucesso e bons negócios!
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