Melhores carros para PcD em 2024: confira votação do público
Pesquisa contempla modelos em quatro categorias, inclusive elétricos; confira quais foram os campeões
César Tizo - janeiro 21, 2025
Pesquisa realizada pelo Sistema Reação, em sua 27ª edição, revelou os melhores carros de 2024 para pessoas com deficiência (PcD). A escolha dos vencedores envolveu milhares de votos diretos de leitores e assinantes da revista Reação, além de familiares, profissionais e formadores de opinião. Os modelos eleitos, distribuídos em quatro categorias – Sedan, SUV, Compacto e Elétrico – refletem as preferências e necessidades específicas do público PcD no mercado automotivo.
Categoria Sedan
Na categoria Sedan, o Toyota Corolla consagrou-se como o grande vencedor, destacando-se pela confiabilidade e amplo espaço interno. A segunda posição ficou com o Hyundai HB20, seguido pelo Chevrolet Onix Plus, Nissan Versa e Volkswagen Virtus, que completaram o “top 5”.
Categoria SUV
O Nissan Kicks garantiu o primeiro lugar entre os SUVs, valorizado por sua versatilidade e valores acessíveis na compra com isenção. Logo atrás vieram o Hyundai Creta e o Jeep Renegade, respectivamente, com o CAOA Chery Tiggo 5 e o Chevrolet Tracker fechando a lista dos mais votados.
Categoria Compacto
No segmento de Compactos, o Honda City Hatch liderou a preferência, seguido pelo Volkswagen Nivus e o Fiat Pulse. O recém-lançado Renault Kardian e o Citroën C3 também figuraram entre os favoritos, consolidando a categoria como uma das mais competitivas.
Categoria Elétrico
Entre os elétricos, o BYD Dolphin foi o modelo mais votado, sendo elogiado por sua eficiência energética e acessibilidade. O GWM Haval H6 (este um híbrido plug-in) e o Nissan Leaf também se destacaram, ocupando a segunda e terceira posições, respectivamente.
Importância da premiação
A pesquisa do Sistema Reação é reconhecida por trazer visibilidade às demandas específicas do público PcD, promovendo maior inclusão e acessibilidade no setor automotivo. Os modelos vencedores foram avaliados com base em critérios como custo-benefício, conforto, tecnologia e facilidade de adaptação para pessoas com deficiência.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok