Audi dá um “plus” em seus híbridos leves com nova tecnologia
Sistema MHEV Plus fez sua estreia nos novos A5 e Q5 2026; conheça os diferenciais da tecnologia de propulsão eletrificada
César Tizo - janeiro 27, 2025
Os sistemas híbridos leves de propulsão, conhecidos pela sigla em inglês MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle), representam a alternativa mais simples para a eletrificação automotiva. Por isso, são frequentemente encontrados em veículos menores ou nas versões mais acessíveis de determinados modelos. Embora não ofereçam os mesmos ganhos de eficiência energética de um sistema híbrido pleno, o grande diferencial do conjunto MHEV está no impacto reduzido sobre o preço final dos veículos
Contudo, ao apresentar os novos A5 e o Q5 2026 no fim do ano passado, a Audi mostrou ao mundo que os híbridos leves também podem se tornar mais sofisticados. Um grande destaque da dupla ficou para a inauguração da tecnologia “MHEV plus”, uma das evoluções permitidas pela avançada arquitetura Premium Platform Combustion (PPC).
O sistema MHEV Plus, explica a Audi, tem como proposta reforçar a eficiência e o desempenho de automóveis com motores a combustão graças ao apoio de um conjunto híbrido leve mais robusto, capaz de operar de forma parcial ou totalmente elétrica em situações específicas, trazendo ganhos significativos de economia e redução de emissões.
A principal inovação do MHEV plus é o Powertrain Generator (PTG), um módulo elétrico integrado ao eixo de saída da transmissão, que pode gerar até 18 kW (24 cv) e um torque adicional de 230 Nm (23,4 kgfm) para auxiliar o motor a combustão. Diferentemente dos sistemas MHEV convencionais, que dependiam exclusivamente de um alternador acionado por correia, o PTG é mais compacto, eficiente e versátil, podendo ser desacoplado da transmissão para evitar perdas de energia em velocidades mais altas.
Mais economia e desempenho
Combinado a uma bateria de íons de lítio com tecnologia LFP (lítio-ferro-fosfato) de 48 volts, o MHEV plus oferece benefícios em eficiência energética. No novo Audi A5 2.0 TDI, por exemplo, é possível reduzir as emissões em até 10 g/km de CO2 e o consumo em 0,38 l/100 km, enquanto o novo Audi Q5 3.0 TFSI V6 pode registrar uma redução de 17 g/km de CO2 ou 0,74 l/100 km, de acordo com o ciclo WLTP.
Outro ponto de destaque, reforça a Audi, é o aumento no conforto e na agilidade. Graças ao suporte elétrico, o veículo tem respostas mais rápidas ao acelerador, especialmente em baixas velocidades, como em tráfego urbano ou manobras de estacionamento, além de permitir partidas mais suaves e a função coasting (deslocamento com motor térmico desligado).
Versatilidade
A arquitetura do MHEV plus foi projetada para funcionar tanto em modelos com tração dianteira quanto integral, garantindo flexibilidade de aplicação em uma ampla gama de veículos baseados na plataforma PPC. O sistema também prioriza a recuperação de energia por frenagem regenerativa, armazenando até 25 kW de potência no processo.
Além disso, a nova abordagem permite o uso de modos de condução específicos, como o D (Drive), que privilegia a eficiência, e o S (Sport), que maximiza o desempenho com um estado de carga mais elevado na bateria.
O futuro da eletrificação leve
Com a nova tecnologia MHEV plus, a Audi solidifica sua estratégia de transição para soluções mais sustentáveis, ampliando o portfólio de modelos híbridos leves com foco na eficiência e no prazer de dirigir. Segundo Geoffrey Bouquot, membro do Conselho de Desenvolvimento Técnico da Audi, o avanço da eletrificação nos veículos com motores a combustão reflete a preocupação em atender às demandas dos clientes sem comprometer o desempenho e o conforto.
Embora o MHEV plus não esteja previsto para o mercado norte-americano, o sistema deve fortalecer a competitividade da marca em mercados globais, especialmente na Europa, onde a eficiência energética e a redução de emissões são prioridades.
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