Sucessor do Jeep Cherokee estreia em 2025 e pode contar com novo nome
Novo SUV médio-grande da Jeep será produzido ainda em 2025, mas marca evita confirmar se manterá o nome Cherokee
César Tizo - janeiro 31, 2025
O Jeep Cherokee, modelo que já foi comercializado no Brasil e deixou de ser produzido em 2023 sem um sucessor imediato, poderá voltar ao portfólio da marca. A Stellantis já confirmou que a Jeep terá três novos utilitários, sendo que um deles deverá retomar o posicionamento de mercado do Cherokee. O que ainda não está claro é se o nome do produto será mantido.
A fabricante tem evitado chamar o modelo de “Cherokee”, referindo-se a ele apenas como um “novo utilitário esportivo de grande volume”. Isso contrasta com declarações anteriores do CEO da Jeep, Antonio Filosa, que havia indicado que o nome poderia ser mantido. Apesar disso, ele também sugeriu que os fãs poderiam “provavelmente adivinhar” a nomenclatura escolhida.
A possível mudança de nome pode estar relacionada à polêmica em torno do uso do termo “Cherokee”. Em 2021, a Nação Cherokee pediu à Jeep que deixasse de utilizar o nome, alegando que ele não deveria ser explorado comercialmente. Na ocasião, a marca respondeu que seus nomes eram escolhidos para “honrar e celebrar os povos nativos americanos”.
Aqui no Brasil, apenas para lembrar, a Jeep oferece atualmente o Grand Cherokee 4xe, geração mais recente do SUV grande com propulsão híbrida plug-in, que chega ao país por R$ 549.990. O sucessor do Jeep Cherokee, por sua vez, fará a “ponte” entre o Compass e o Grand Cherokee no leque global de produtos da marca.
Independentemente do nome, o novo SUV médio-grande da Jeep será produzido ainda este ano e terá opções de motorização a combustão e híbrida. Ele será baseado na plataforma STLA Large, a mesma que servirá de base para outros modelos da marca, como os elétricos Recon e Wagoneer S.
Além do sucessor do Cherokee, a Jeep prepara uma série de novidades para 2025. Entre elas, estão a nova geração do Compass (a ser revelada inicialmente na Europa), a nova opção 4xe híbrida para a picape Gladiator e uma versão com autonomia estendida do Wagoneer.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok