Audi simplifica nomenclatura global de modelos; entenda
Marca adota formato alfanumérico unificado, destacando tamanho e posicionamento dos veículos; saiba mais detalhes
César Tizo - fevereiro 4, 2025
A Audi está reforçando a padronização global de sua nomenclatura de modelos, adotando um formato alfanumérico que representa de forma clara e intuitiva o tamanho e o posicionamento de cada veículo em sua linha. A mudança elimina a distinção anterior entre modelos elétricos e com motores a combustão, que era feita por meio de números pares e ímpares, e passa a oferecer uma orientação mais transparente para clientes em todo o mundo.
“Essa decisão é resultado de discussões intensas e também atende aos desejos de nossos clientes e ao feedback de nossos concessionários internacionais”, afirma Marco Schubert, Membro do Conselho de Administração para Vendas e Marketing da Audi. “Nossa nomenclatura agora oferece a todos os clientes uma orientação intuitiva em nosso portfólio. Escolhemos os nomes de nossos modelos de forma que o tamanho e o posicionamento sejam identificados rapidamente.”
Como funciona a nova nomenclatura
A partir de agora, o nome global dos modelos da Audi será composto por uma ou mais letras e um número. As letras A e Q continuam a representar a distinção entre veículos de piso baixo (sedãs e esportivos) e de piso alto (SUVs e crossovers), respectivamente. Já os números, que variam atualmente de 1 a 8, permitem uma classificação clara do tamanho e do posicionamento do modelo, independentemente do tipo de motorização.
A diferenciação entre as tecnologias de propulsão – como motores a combustão, híbridos ou elétricos – será feita por meio do código de motorização já estabelecido (por exemplo, e-tron, TFSI e, TFSI ou TDI). Além disso, o estilo da carroceria (como Avant, Sedan ou Sportback) continuará a ser usado para distinguir variantes dentro da mesma linha.
Primeiro modelo com a nova nomenclatura
O primeiro veículo a adotar a nova nomenclatura será o Audi A6 com motor a combustão, que representa a longa e bem-sucedida história da marca no segmento de veículos de porte grande. O modelo será revelado globalmente no dia 4 de março. Graças ao código de motorização, o A6 Avant TFSI, por exemplo, será claramente diferenciado do A6 Avant e-tron, sua versão totalmente elétrica.
A Audi não planeja alterar retroativamente os nomes dos modelos já em comercialização, mantendo a nomenclatura atual para esses veículos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok