BYD lança sistema de condução assistida “Olho de Deus” na China
Nova plataforma será oferecida em todos os modelos da marca, incluindo o Dolphin Mini
César Tizo - fevereiro 10, 2025
A BYD apresentou oficialmente o novo sistema de assistência à condução “God’s Eye” (Olho de Deus, em uma tradução livre), que será disponibilizado em três versões, com até três sensores LiDAR. A tecnologia será aplicada a toda a linha da marca, incluindo modelos acessíveis como o Dolphin Mini, vendido na China a partir de 69.800 yuans (cerca de R$ 47 mil). Aqui no Brasil, o compacto elétrico parte de R$ 118.800 em sua configuração 4 lugares.
O sistema de assistência à condução “God’s Eye”, detalhou a marca, foi desenvolvido para ampliar a capacidade de condução semiautônoma dos veículos BYD, respondendo a críticas sobre a defasagem da fabricante nesse segmento, em especial na comparação com algumas startups do setor na China.
Rebatendo as críticas, o presidente da BYD, Wang Chuanfu, declarou que a empresa conta com 5.000 engenheiros dedicados à tecnologia de direção inteligente, e sua base de dados na nuvem atinge 72 milhões de quilômetros de treinamento por dia.
O “God’s Eye” estará disponível em três níveis: a versão C, com sistema de câmeras e radares, voltada para modelos de entrada; a versão B, que adiciona um sensor LiDAR e será utilizada em veículos das marcas Denza e Fang Cheng Bao; e a versão A, com três sensores LiDAR e inteligência aprimorada, destinada à linha premium Yangwang.
Além disso, os sistemas mais avançados contarão com função de navegação autônoma (NOA) para rodovias e cidades, com possibilidade de atualizações via nuvem (OTA). Ainda não há previsão de quando o sistema “God’s Eye” será aplicado nos modelos da BYD atualmente comercializados no Brasil. Vamos acompanhar.