Geely usará estrutura da Renault para produzir e vender carros no Brasil
Acordo prevê fabricação de novos modelos no Paraná e distribuição de veículos eletrificados da Geely pela rede Renault
César Tizo - fevereiro 17, 2025
O Renault Group e o Geely Holding Group anunciaram nesta segunda-feira (17) um importante avanço em sua cooperação estratégica no Brasil, visando a produção e comercialização de veículos eletrificados.
Como parte do novo acordo, a Geely Holding se tornará acionista minoritária da Renault do Brasil, garantindo o acesso dos chineses à estrutura industrial e comercial da marca francesa no país. A movimentação, segundo as companhias detalham em comunicado, vai reforçar a presença de ambas no mercado brasileiro e promete ampliar a oferta de modelos híbridos e elétricos.
Geely Galaxy
Com o acordo, as duas fábricas da Renault no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), serão utilizadas para a produção de veículos eletrificados das duas marcas, além da atual linha da Renault. Isso pode representar um aumento significativo na oferta de modelos híbridos e elétricos no Brasil, segmento que vem crescendo, mas ainda enfrenta desafios de infraestrutura e preços elevados.
Além da produção local, a Renault do Brasil será responsável pela distribuição dos veículos eletrificados da Geely no país. A decisão deve acelerar a expansão da marca chinesa, aproveitando a rede consolidada da Renault para vendas, pós-venda e serviços. Para a Geely, essa movimentação representa um passo importante na sua estratégia de internacionalização, fortalecendo sua presença na América do Sul, onde o Brasil responde por 44% das vendas do setor automotivo.
O CEO do Renault Group, Luca de Meo, destacou que a parceria com a Geely já rendeu resultados positivos na Coreia do Sul e na criação da Horse, joint venture global de motores eletrificados. “Agora, queremos fortalecer essa relação no Brasil, consolidando nossa presença industrial no Paraná e ampliando a competitividade da Renault no mercado brasileiro“, afirmou.
Detalhe do complexo fabril da Renault no Paraná: local deverá produzir modelos da Geely
Eric Li, Chairman do Geely Holding Group, ressaltou que a cooperação faz parte da estratégia da empresa de trabalhar com parceiros globais para acelerar a transformação da indústria automotiva. “Ao unir forças com a Renault, criamos sinergias e aumentamos a eficiência, garantindo mais valor aos consumidores“, disse. Atualmente, a Geely Holding atua por meio de uma série de marcas, incluindo a Geely Auto, Lynk & Co, Zeekr, além de nomes consagrados no setor, tais como Volvo Cars, Polestar e Lotus.
O acordo ainda está sujeito à assinatura dos contratos definitivos e à aprovação de órgãos reguladores. Caso se concretize, a parceria pode significar um grande avanço para o cenário da mobilidade eletrificada no Brasil, trazendo novas opções ao consumidor e fortalecendo a indústria local na transição para tecnologias mais sustentáveis. Vamos acompanhar.