Geely usará estrutura da Renault para produzir e vender carros no Brasil
Acordo prevê fabricação de novos modelos no Paraná e distribuição de veículos eletrificados da Geely pela rede Renault
César Tizo - fevereiro 17, 2025
O Renault Group e o Geely Holding Group anunciaram nesta segunda-feira (17) um importante avanço em sua cooperação estratégica no Brasil, visando a produção e comercialização de veículos eletrificados.
Como parte do novo acordo, a Geely Holding se tornará acionista minoritária da Renault do Brasil, garantindo o acesso dos chineses à estrutura industrial e comercial da marca francesa no país. A movimentação, segundo as companhias detalham em comunicado, vai reforçar a presença de ambas no mercado brasileiro e promete ampliar a oferta de modelos híbridos e elétricos.
Geely Galaxy
Com o acordo, as duas fábricas da Renault no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), serão utilizadas para a produção de veículos eletrificados das duas marcas, além da atual linha da Renault. Isso pode representar um aumento significativo na oferta de modelos híbridos e elétricos no Brasil, segmento que vem crescendo, mas ainda enfrenta desafios de infraestrutura e preços elevados.
Além da produção local, a Renault do Brasil será responsável pela distribuição dos veículos eletrificados da Geely no país. A decisão deve acelerar a expansão da marca chinesa, aproveitando a rede consolidada da Renault para vendas, pós-venda e serviços. Para a Geely, essa movimentação representa um passo importante na sua estratégia de internacionalização, fortalecendo sua presença na América do Sul, onde o Brasil responde por 44% das vendas do setor automotivo.
O CEO do Renault Group, Luca de Meo, destacou que a parceria com a Geely já rendeu resultados positivos na Coreia do Sul e na criação da Horse, joint venture global de motores eletrificados. “Agora, queremos fortalecer essa relação no Brasil, consolidando nossa presença industrial no Paraná e ampliando a competitividade da Renault no mercado brasileiro“, afirmou.
Detalhe do complexo fabril da Renault no Paraná: local deverá produzir modelos da Geely
Eric Li, Chairman do Geely Holding Group, ressaltou que a cooperação faz parte da estratégia da empresa de trabalhar com parceiros globais para acelerar a transformação da indústria automotiva. “Ao unir forças com a Renault, criamos sinergias e aumentamos a eficiência, garantindo mais valor aos consumidores“, disse. Atualmente, a Geely Holding atua por meio de uma série de marcas, incluindo a Geely Auto, Lynk & Co, Zeekr, além de nomes consagrados no setor, tais como Volvo Cars, Polestar e Lotus.
O acordo ainda está sujeito à assinatura dos contratos definitivos e à aprovação de órgãos reguladores. Caso se concretize, a parceria pode significar um grande avanço para o cenário da mobilidade eletrificada no Brasil, trazendo novas opções ao consumidor e fortalecendo a indústria local na transição para tecnologias mais sustentáveis. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok