STLA AutoDrive: Jeep, Ram e outras marcas da Stellantis terão condução autônoma Nível 3
Nível 3 de automação permitirá direção sem as mãos e sem a necessidade de atenção constante em baixas velocidades
César Tizo - fevereiro 20, 2025
A Stellantis, empresa que reúne marcas como Jeep, Ram, Fiat, entre outras, anunciou nesta quinta-feira (20) o lançamento do STLA AutoDrive 1.0, seu primeiro sistema de direção automatizada desenvolvido internamente pela companhia.
A tecnologia, que chega para competir no segmento de condução autônoma, oferece funcionalidades de Nível 3, permitindo que os motoristas retirem as mãos do volante e desviem a atenção da estrada quando o sistema estiver ativado.
Desenvolvido como um dos pilares da estratégia tecnológica da Stellantis, o STLA AutoDrive complementa as plataformas STLA Brain e STLA SmartCockpit, que integram inteligência veicular, conectividade e automação.
A tecnologia, acrescenta a Stellantis, foi projetada para aliviar o esforço do motorista, especialmente em tráfego urbano intenso, com capacidade de operar de forma autônoma a velocidades de até 60 km/h.
Veículo com o sistema STLA AutoDrive em operação
Como funciona o STLA AutoDrive?
O sistema monitora continuamente o ambiente ao redor do veículo por meio de um conjunto avançado de sensores e inteligência artificial. Confira mais detalhes no vídeo logo abaixo.
Quando as condições de trânsito e clima são favoráveis, o motorista recebe uma notificação de que a função está disponível. Com o acionamento por um botão físico, o STLA AutoDrive assume o controle, ajustando velocidade, frenagem e direção para garantir um deslocamento seguro e previsível.
Além de proporcionar maior conforto, a Stellantis destaca que a tecnologia devolve tempo ao usuário, permitindo que ele aproveite o trajeto para ler, assistir a vídeos ou simplesmente relaxar. “Ajudar os motoristas a fazer o melhor uso do seu tempo é uma prioridade“, afirma Ned Curic, Chief Engineering and Technology Officer da Stellantis.
O STLA AutoDrive também conta com um sistema automatizado de limpeza de sensores, garantindo operação confiável mesmo em condições adversas, como chuva leve ou estrada molhada.
Em velocidades mais altas, o sistema atua nos modos Nível 2 (hands-on) e Nível 2+ (hands-off, eyes-on), oferecendo recursos como Controle de Cruzeiro Adaptativo e centralização de faixa.
Futuro da tecnologia e implementação
Construído sobre uma arquitetura escalável, o STLA AutoDrive poderá ser adotado por diversas marcas do grupo Stellantis, sendo adaptado conforme as exigências de cada mercado. O sistema será atualizado remotamente, permitindo aprimoramentos contínuos e integração de novos recursos.
A Stellantis já trabalha em novas evoluções para o sistema, como a ampliação do modo de condução Nível 3 (hands-free, eyes-off) para velocidades de até 95 km/h, além de aprimoramentos para automação off-road em modelos selecionados.
Até o momento a Stellantis não detalhou quando o STLA AutoDrive começará a ser implementado em seus modelos ou qual produto vai inaugurar a tecnologia no mercado.
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