Marcas chinesas dominaram 82% das vendas de elétricos e híbridos plug-in no Brasil em 2024
No mundo, as fabricantes da potência asiática já respondem por 76% das vendas de carros eletrificados mais avançados
César Tizo - fevereiro 27, 2025
As marcas chinesas de veículos eletrificados consolidaram seu domínio no mercado global, alcançando uma participação impressionante de 76% das vendas de elétricos e híbridos plug-in (PHEV). A constatação é de um estudo realizado pela consultoria Rho Motion.
Apesar de não atuarem nos Estados Unidos, o segundo maior mercado automotivo do mundo, as montadoras da China expandiram agressivamente sua presença em outros continentes, com destaque para Europa, América Latina e Ásia.
Avanço na Europa
A presença das marcas chinesas no mercado europeu varia de país para país, mas já é significativa em alguns deles. Na Alemanha, maior mercado automotivo da região, 4% dos 578 mil elétricos vendidos no último ano vieram da China. No Reino Unido e na França, essa participação sobe para 7% e 5%, respectivamente. Já em mercados como Espanha e Áustria, a fatia chinesa chega a 10% e 11% das vendas de elétricos.
Nos países escandinavos, conhecidos pela rápida adoção da eletrificação, os chineses também avançam: 5% dos elétricos vendidos na Noruega são chineses, enquanto na Suécia e nos Países Baixos essa fatia fica em 5% e 6%, respectivamente.
Domínio nos mercados emergentes
Se na Europa os chineses estão conquistando espaço gradualmente, em mercados emergentes a liderança já é uma realidade. No Brasil, por exemplo, 82% dos elétricos e híbridos plug-in vendidos em 2024 tinham origem chinesa. Situação semelhante ocorre na Tailândia (77%), Indonésia (75%), Nepal (74%), México (70%) e Malásia (52%).
Na Oceania, os chineses também marcam presença: 26% dos elétricos vendidos na Austrália e 15% na Nova Zelândia vêm de marcas da China.
O que explica esse crescimento?
O avanço dos elétricos chineses se deve a uma combinação de fatores estratégicos, apontam os responsáveis pelo levantamento.
Em muitos dos mercados onde eles lideram, há pouca concorrência de fabricantes locais, o que facilita a aceitação de suas marcas.
Além disso, o setor de veículos elétricos na China recebeumais de US$ 231 bilhões em subsídios e incentivos governamentais entre 2009 e 2023, permitindo que os modelos chineses sejam mais acessíveis que os de fabricantes tradicionais.
Com preços competitivos, tecnologia avançada e um foco agressivo na internacionalização, as montadoras chinesas seguem desafiando as gigantes do setor automotivo e moldando o futuro da eletrificação global.
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