Abeifa critica possível antecipação do imposto de importação para eletrificados
Entidade que representa importadoras defende manutenção do cronograma de aumento e alerta para impacto no consumidor e no setor
César Tizo - março 6, 2025
A Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores (Abeifa) emitiu nesta quinta-feira (6) um posicionamento se mostrando contrária a qualquer tentativa de antecipação da alíquota de 35% do imposto de importação para veículos eletrificados. A medida foi solicitada pela Anfavea na última quarta-feira por conta do aumento considerável no fluxo de chegada desses modelos ao Brasil, sobretudo de marcas chinesas.
A Abeifa argumenta que a previsibilidade é essencial para o comércio internacional e que as regras acordadas em 2023 devem ser mantidas. Atualmente, o imposto sobre elétricos é de 18%, enquanto híbridos plug-in pagam 24% e híbridos convencionais, 25%. Em julho deste ano, essas alíquotas subirão para 25%, 28% e 30%, respectivamente, seguindo o cronograma estabelecido.
Para o presidente da Abeifa, Marcelo Godoy, o respeito ao cronograma evita insegurança jurídica e garante aos consumidores brasileiros o direito de acesso a novas tecnologias. Ele também critica políticas protecionistas, destacando que a abertura do mercado nos anos 1990 impulsionou o desenvolvimento da indústria automotiva nacional.
Os números de fevereiro reforçam a crescente participação dos importados eletrificados no mercado brasileiro. As dez marcas filiadas à Abeifa registraram 9.021 emplacamentos no mês, um crescimento de 5,8% em relação a janeiro e de 46,8% frente a fevereiro de 2024. Do total, 8.270 unidades eram eletrificadas, representando 91,6% das vendas das associadas.
Com esses resultados, as marcas da Abeifa alcançaram 5,2% do mercado de automóveis e comerciais leves e responderam por 50,9% do total de veículos eletrificados vendidos no Brasil em fevereiro. Segundo Godoy, esses números reforçam a contribuição das importadoras para a descarbonização da frota nacional e o avanço tecnológico do setor automotivo no país.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok