VW Tera: produção inicia no Brasil com promessa de preços acessíveis
Novidade aguardada da marca entra em regime pleno de produção na fábrica de Taubaté, no interior de São Paulo
César Tizo - março 14, 2025
A Volkswagen do Brasil deu início à produção regular do Tera na fábrica de Taubaté (SP), apostando na acessibilidade como diferencial para expandir sua participação no mercado de utilitários esportivos. Desenvolvido integralmente no Brasil, o modelo chegará às concessionárias no primeiro semestre de 2025 com a proposta de “democratizar o segmento de SUVs”, segundo a própria montadora.
Volkswagen Tera
O Tera se posiciona entre o Polo e o Nivus no portfólio da Volkswagen, oferecendo como destaque o estilo robusto e a maior altura em relação ao solo, características responsáveis pelo sucesso dos SUVs. Embora os preços ainda não tenham sido divulgados, a forte nacionalização da produção – com 80% das peças fabricadas localmente – sugere que a marca pode adotar uma estratégia agressiva de preços, aproveitando incentivos fiscais e redução de custos logísticos.
Volkswagen Tera
A relevância do novo modelo também se reflete em impactos econômicos: a produção do Tera já movimenta R$ 3,23 bilhões em compras de peças, gerando 260 novos empregos diretos na fábrica de Taubaté e até 2.600 postos indiretos na cadeia de fornecedores. A Volkswagen, que já lidera o mercado de SUVs no Brasil com modelos como T-Cross, Nivus, Taos e Tiguan, aposta que o Tera impulsionará ainda mais sua participação no segmento.
Volkswagen Tera
O novo produto também se destaca pela sustentabilidade. A fábrica de Taubaté agora utiliza biometano na matriz energética, reduzindo em até 99% as emissões de CO₂ no processo de pintura. Além disso, o modelo contará com recursos tecnológicos avançados e será exportado para mais de 25 países da América Latina e África a partir do segundo semestre de 2025.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok