Nova geração do Nissan Kicks vale a espera? Veja o que dizem sobre o SUV nos EUA
Modelo deverá ser lançado ainda neste semestre no Brasil e promete um grande salto em relação ao Kicks atual
César Tizo - março 15, 2025
O Nissan Kicks é um dos modelos mais vendidos da marca nos EUA e, por conta disso, é um produto estratégico para o sucesso comercial da empresa no principal mercado das Américas. Por conta disso, a Nissan está apostando forte na nova geração do Kicks, que promete oferecer mais espaço interno, conteúdo superior de tecnologia e um design mais ousado.
Em paralelo, para quem está aguardando o novo Kicks aqui no Brasil, a grande pergunta é: será que ele vale a espera? Para descobrir, mergulhamos nos detalhes da segunda geração do Kicks buscando referências em testes de revistas e sites especializados dos EUA.
A expectativa é que a fabricação do novo Kicks tenha início em breve em Resende (RJ), com a chegada ao mercado brasileiro ainda neste semestre. Vamos aos detalhes.
Nova geração do Nissan Kicks: modelo totalmente renovado estreia neste ano no Brasil
Design e tecnologia
A nova geração do Kicks foi desenvolvida no Nissan Technical Center, em Detroit, e tem entre os seus objetivos oferecer um design expressivo, além de melhorar a experiência de condução. Para um SUV compacto mais acessível, essas são metas ambiciosas, mas a Nissan parece ter acertado em cheio, avaliam os colegas norte-americanos.
O SUV ganhou 7,1 cm a mais no comprimento, 4,1 cm na largura e 2 cm na altura em relação à geração anterior. Isso resultou em mais espaço para passageiros e bagagem. O porta-malas, que já era um destaque na primeira geração do SUV, segue como uma das referências na categoria.
Nova geração do Nissan Kicks
Motorização
Enquanto nos EUA o Kicks é equipado com o mesmo motor 2.0 aspirado presente sob o capô do Sentra importado ao Brasil, quando for nacionalizado o SUV contará com um motor turbo, prometendo mais desempenho e eficiência. Ainda não há detalhes técnicos oficiais, mas espera-se que o motor turbo traga uma combinação ideal de potência e economia de combustível, atendendo às expectativas do mercado brasileiro.
Na América do Norte, o Kicks 2.0 a gasolina conta com 141 cv e 19,3 kgfm de torque, sendo que a ideia da Nissan com este propulsor por lá é oferecer o melhor compromisso entre performance e eficiência, sem que, para isso, seja necessário eletrificar o veículo.
Algo importante a ser dito é que, ao menos na América do Norte, o novo Kicks oferece, pela primeira vez, a opção de tração integral (AWD) em toda a linha. O sistema é inteligente, priorizando a tração dianteira para economia de combustível, mas enviando parte do torque para as rodas traseiras quando necessário. O modo “Snow” mantém força constante nas rodas traseiras, garantindo estabilidade em todas as velocidades. Ainda não sabemos, contudo, se a Nissan vai oferecer a opção de tração integral para o novo Kicks brasileiro, algo que seria um interessante diferencial do produto.
Nova geração do Nissan Kicks
Interior confortável
O interior do novo Kicks foi projetado para ser prático e confortável. Os bancos Zero Gravity, famosos pela ergonomia, são padrão em todas as versões. Apesar de alguns pontos altos, como o sistema de som Bose de 10 alto-falantes (com alto-falantes nos encostos de cabeça dianteiros), o painel de controles climáticos, do tipo sensível ao toque, pode ser um ponto de atenção, exigindo que o motorista desvie o olhar da estrada para ajustes.
Nova geração do Nissan Kicks
Falando sobre o espaço interno, algo que o Kicks Play atual fica devendo, em especial para os ocupantes do banco traseiro, os avaliadores nos EUA relatam uma evolução nesse aspecto, entretanto citam que, se esse um ponto decisivo para sua escolha, a recomendação é partir para um SUV de maior porte.
A central multimídia é um dos destaques do novo Kicks, com telas maiores que a média do segmento, gráficos nítidos e tempos de resposta rápidos. Android Auto e Apple CarPlay são padrão. Por fim, ainda no interior, o novo Kicks oferece teto solar panorâmico em algumas versões.
Nova geração do Nissan Kicks
Ao volante
O novo Kicks foi construído sobre uma plataforma que oferece maior rigidez torcional, o que resulta em menor ângulo de inclinação em curvas e maior estabilidade de maneira geral, relatam as revistas e sites nos EUA. Isso se traduz em uma condução mais estável e confortável, mesmo em estradas irregulares.
O motor 2.0 16V que impulsiona o Kicks norte-americano não tem qualquer apelo esportivo, embora ofereça uma experiência de direção segura e confiável, com direção precisa e transmissão CVT suave.
O bom conteúdo de sistemas de assistência ao motorista também merece destaque, reunindo alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo, entre outros. As versões superiores do Kicks vendido nos EUA também podem receber a tecnologia de condução semiautônoma ProPilot Assist, que adiciona funções como centralização de faixa e intervenção em pontos cegos.
Nova geração do Nissan Kicks
Concorrência e valor
Nos EUA, onde o Kicks enfrenta rivais como Chevrolet Trax, Hyundai Kona e Kia Soul, a imprensa especializada local aponta que ele se destaca pelo custo-benefício em relação aos competidores, oferecendo mais tecnologia e espaço que muitos concorrentes, além de recursos exclusivos como o sistema de som Bose e o teto solar panorâmico.
No entanto, marcas como Mazda e Hyundai oferecem produtos no mesmo segmento com acabamento interno melhor e maiorcobertura de garantia. Para quem busca um SUV compacto com foco em tecnologia, segurança e conforto, o Kicks é uma opção sólida, relatam os norte-americanos, especialmente nas versões de entrada e intermediárias.
Por aqui, tal como ocorre atualmente, o Nissan Kicks em sua nova geração seguirá enfrentando modelos como o Volkswagen T-Cross, Hyundai Creta, entre outros. Pode ser que a Nissan considere elaborar uma estratégia semelhante à da Honda com as versões topo de linha do HR-V, no caso a Advance e Touring, que oferecem mais recursos de tecnologia, conforto e segurança para atrair os consumidores de versões de entrada dos SUVs médios.
Nova geração do Nissan Kicks
Veredito
Nos EUA, o Kicks parte de US$ 21.830 (cerca de R$ 110 mil) na versão básica e pode chegar a US$ 32.000 (aproximadamente R$ 160 mil) na configuração topo de linha SR com tração integral e todos os opcionais. No Brasil, saberemos os valores e versões apenas na época do lançamento. Considerando que o Kicks Play 2025 foi lançado com valores entre R$ 117.990 e R$ 146.790, é de se esperar que a nova geração do SUV atue em uma faixa de mercado superior a esse intervalo de preço.
O Kicks, concluem os jornalistas que avaliaram o modelo nos EUA, é ideal para motoristas que buscam um SUV compacto com bom nível de equipamentos, além de segurança e praticidade. Embora a versão topo de linha possa parecer cara, as opções intermediárias oferecem um excelente custo-benefício, com espaço generoso, economia de combustível e um pacote tecnológico robusto.
Certamente, se for possível aguardar pela estreia no Brasil, o Nissan Kicks em sua nova geração é um modelo que deve ser considerado por quem está programando a compra de um SUV compacto em breve. Vamos ver se, aqui no Brasil, a novidade também conquistará uma boa aceitação inicial tal como ocorre nos EUA.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok