BYD revoluciona recarga de elétricos: tão rápida quanto abastecer um carro a combustão
Nova tecnologia permite recuperar 400 km de autonomia em apenas 5 minutos, estabelecendo um novo padrão na mobilidade elétrica
César Tizo - março 18, 2025
A BYD anunciou oficialmente nesta semana a Super e-Platform, um avanço significativo na recarga de veículos elétricos, tornando essa operação tão rápida quanto abastecer um carro a combustão.
Com uma potência de carregamento de 1 megawatt (1.000 kW), a nova tecnologia se posiciona como a mais rápida do mundo para veículos elétricos produzidos em massa.
Em apenas 5 minutos, tempo similar ao necessário para reabastecer um carro a combustão, é possível obter 400 quilômetros de autonomia em um automóvel construído sobre a Super e-Platform.
Tecnologia de ponta para recarga ultrarrápida
A Super e-Platform é a primeira arquitetura de 1.000 V para veículos de passageiros produzidos em massa, permitindo a evolução de diversos componentes, como bateria, motor e sistema de alimentação. Além disso, a BYD lançou uma bateria de carregamento ultrarrápido com tecnologia avançada, reduzindo em 50% a resistência interna e permitindo uma corrente de até 1.000 A, estabelecendo um novo padrão de eficiência e desempenho.
A combinação de 1.000 V de tensão e 1.000 A de corrente garante uma taxa de carregamento de 10C, possibilitando atingir a maior potência já registrada para veículos elétricos produzidos em larga escala.
O valor “C” representa a taxa de carga em relação à capacidade total da bateria. Assim, 1C significa que a bateria pode ser carregada completamente em 1 hora. Já 10C indica um carregamento 10 vezes mais rápido, o que, teoricamente, permitiria uma carga completa em 6 minutos.
O pico de velocidade de recarga permite que a cada segundo sejam adicionados 2 quilômetros de autonomia ao automóvel, oferecendo aos motoristas uma experiência comparável ao abastecimento de um veículo tradicional.
Novo motor elétrico e chips automotivos avançados
A inovação da BYD não se limita ao carregamento. A empresa apresentou ainda um novo motor elétrico capaz de alcançar 30.000 rpm, um marco na produção em massa. “Esse novo motor não apenas aumenta significativamente a velocidade do veículo, mas também reduz drasticamente o peso e o tamanho em relação aos outros motores, elevando a densidade de potência”, explicou Luo Hongbin, vice-presidente sênior da BYD.
Além disso, a fabricante chinesa desenvolveu uma nova geração de chips de carbeto de silício (SiC) para veículos elétricos, com tensão nominal de até 1.500 V, o maior índice do setor. De acordo com a BYD, eles são os primeiros chips de SiC de categoria automotiva em produção em massa.
Detalhe do Han L EV e do Tan L EV lançados na Chinacom a nova Super e-Platform
Infraestrutura de carregamento
Para suportar essa nova tecnologia, a BYD desenvolveu o primeiro terminal de carregamento de megawatt ultrarrápido resfriado a líquido, capaz de fornecer até 1.360 kW de potência.
A empresa anunciou ainda planos para construir mais de 4.000 estações de recarga ultrarrápida na China. Além disso, sua tecnologia de carregamento com duas pistolas permitirá que estações de recarga existentes sejam adaptadas para suportar a nova potência de carregamento.
Lançamento na China e impacto global
A Super e-Platform estreia nos modelos Han L e Tang L (conhecido no Brasil como Tan), que já estão em pré-venda na China, com as primeiras entregas previstas para abril. Procurada pelo Guru dos Carros, a BYD informou que, até o momento, não existe previsão de quando um modelo com a Super e-Platform será lançado no Brasil.
O avanço da BYD marca um novo patamar para os veículos elétricos e pode transformar a percepção do consumidor sobre a praticidade da eletrificação. A promessa da montadora se concretiza: agora, carregar um elétrico pode ser tão rápido quanto abastecer um carro a combustão.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok