Mato Grosso do Sul concede desconto para motoristas com bom histórico
Estado é o primeiro do país a oferecer benefícios financeiros a condutores cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC)
César Tizo - março 20, 2025
Motoristas do Mato Grosso do Sul que mantêm um histórico sem infrações já podem obter um desconto de 10% nas taxas de renovação, adição e mudança de categoria da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O benefício, válido desde março de 2025, faz parte da regulamentação do Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran/MS), tornando o estado pioneiro na concessão de vantagens aos bons condutores.
Criado pela Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e regulamentado pela Resolução nº 975/2022, o RNPC tem como objetivo incentivar práticas responsáveis no trânsito, premiando motoristas que não cometeram infrações nos últimos 12 meses. Atualmente, 153.404 condutores do estado já estão aptos a usufruir dos benefícios, enquanto outros 53.929 permanecem inativos por não atenderem aos requisitos.
Além da redução nas taxas da CNH, o RNPC pode oferecer vantagens como descontos em pedágios, tarifas diferenciadas para locação de veículos e melhores condições na contratação de seguros. Empresas e órgãos públicos interessados em participar da iniciativa podem se cadastrar como “Parceiros do Bom Condutor” e propor novos benefícios aos motoristas cadastrados.
A adesão ao programa pode ser feita por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) ou pelo Portal de Serviços da Senatran. O sucesso da medida em Mato Grosso do Sul pode servir de modelo para outros estados, fortalecendo a cultura da segurança viária no país.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok