Melhor SUV para compra PcD: Renegade, Kicks Play ou T-Cross?
Leitor está em dúvida entre os três SUVs compactos para realizar a compra com isenção e pediu nossa análise; confira
César Tizo - março 24, 2025
Boa tarde! Qual o melhor desses três para compra PcD: Volkswagen T-Cross Sense, Nissan Kicks Play ou Jeep Renegade? Qual seria a melhor opção em uma análise geral? – pergunta enviada por Reinaldo
Reinaldo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Temos aqui três opções competitivas dentro do teto de R$ 120 mil vigente em alguns estados para acumular as isenções do IPI, além do ICMS e do IPVA proporcionais.
Atualmente, o Jeep Renegade em sua versão de entrada tem preço público sugerido de R$ 118.290 e, para o público PcD, pode ser adquirido por R$ 101.890. O Volkswagen T-Cross Sense é tabelado em R$ 119.990 e tem preço final de R$ 101.791,14 com as isenções, enquanto o Nissan Kicks Play, em sua versão Active Plus (R$ 117.990), pode ser adquirido por R$ 92.990 nesta modalidade de venda direta.
Volkswagen T-Cross Sense
Conjunto mecânico
Para avaliar essas opções, vamos analisar dois aspectos principais: conjunto mecânico e a relação custo-benefício.
No quesito motorização, o Jeep Renegade se destaca pelo motor 1.3 turbo flex com injeção direta. Alcançando 176 cv e 27,5 kgfm de torque, ele oferece respostas ágeis nas acelerações e retomadas, mesmo sendo o mais pesado do trio. Seu consumo oficial é de 11,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada com gasolina.
Por outro lado, o Nissan Kicks Play Active Plus aposta em um motor mais racional, no caso o 1.6 16V flex sem turbo ou injeção direta. Com 113 cv e 15,2 kgfm de torque, ele apresenta desempenho inferior aos concorrentes sobrealimentados e sequer as suas médias de consumo empolgam, com parciais de 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada com gasolina.
O Volkswagen T-Cross Sense, por sua vez, traz o motor mais equilibrado entre os três. Seu 1.0 turbo com injeção direta, na configuração 200 TSI, entrega 128 cv e 20,39 kgfm de torque. Ele atinge 100 km/h em 10 segundos, com acelerações e retomadas em linha com as observadas no Renegade. O T-Cross também se destaca pelo menor consumo: 12,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada com gasolina.
Jeep Renegade em seu catálogo de entrada
Custo-benefício
Além da eficiência mecânica, o Volkswagen T-Cross Sense também se sobressai no custo-benefício.
Entre os três modelos, ele é o único que oferece ao menos um assistente de condução de série, estamos falando do alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência. O VW também traz sensor de estacionamento, central multimídia com tela de 10,1″ e freios a disco nas quatro rodas, entre outros recursos.
O Jeep Renegade, por sua vez, oferece apenas os equipamentos essenciais de série e tem como destaques as rodas de liga leve aro 17″ e os 5 anos de garantia. Assim como o T-Cross, o Jeep conta com faróis e lanternas em LED e seis airbags.
O Nissan Kicks Play Active Plus, para alcançar o preço mais competitivo do trio, abre mão de diversos equipamentos. No entanto, ainda traz de fábrica seis airbags e central multimídia com tela de 7″.
Nissan Kicks Play
Conclusão
Diante dessa análise, o Volkswagen T-Cross Sense se destaca como a opção mais equilibrada para o público PcD que deseja realizar a compra com isenção respeitando o teto de R$ 120 mil.
Ele combina um conjunto mecânico eficiente com um bom nível de equipamentos e um preço competitivo dentro da categoria. Além disso, oferece ótimo espaço interno e seu porta-malas para 373 litros, apesar de não ser o maior do segmento, está dentro da média da categoria.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok