Tiggo 7 PHEV ou Tiggo 8 Pro: híbrido vale os R$ 40 mil a mais?
Analisamos o custo-benefício entre o SUV híbrido plug-in e a versão a combustão para entender se o gasto maior se justifica
César Tizo - março 24, 2025
Olá, César, tudo bem? Poderia me ajudar com uma dúvida? Você acha que o preço do Tiggo 7 PHEV se justifica em relação ao Tiggo 8 a combustão? A diferença entre eles é de quase R$ 40 mil, mas será que esse valor a mais se justifica apenas pelo conjunto eletrificado? Pensando como consumidor, o Tiggo 7 PHEV tem acabamento e itens de conveniência inferiores ao Tiggo 8. Além disso, essa diferença financeira levaria um bom tempo para ser amortizada pela economia de combustível, considerando um uso médio de 10 a 12 mil km por ano. O que você acha a respeito? Obrigado! Um abraço – pergunta enviada por Ricardo
Ricardo, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A sua questão é muito interessante, especialmente porque nos leva a analisar, na ponta do lápis, se a economia de combustível de um modelo eletrificado compensa financeiramente em relação a um automóvel sem eletrificação.
No caso dos dois SUVs em questão, o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Plug-in Hybrid (R$ 239.990) se destaca pela maior eficiência no consumo de combustível. No entanto, ele custa R$ 38 mil a mais do que o Tiggo 8 Pro (R$ 201.990), movido apenas a gasolina. A grande dúvida é: vale a pena pagar essa diferença pelo sistema híbrido plug-in?
CAOA Chery Tiggo 7 Pro PHEV
A análise do consumo médio de ambos os modelos mostra que o Tiggo 8 Pro, com motor 2.0 turbo a gasolina, tem uma média combinada de aproximadamente 11 km/l, enquanto o Tiggo 7 PHEV, combinando a autonomia elétrica e o uso do motor 1.5 turbo, pode rodar cerca de 70% do tempo em modo elétrico, reduzindo significativamente o consumo de gasolina.
Considerando um motorista que percorra 12 mil km por ano, o gasto anual com combustível no Tiggo 8 Pro ficaria em torno de R$ 6.540, contra R$ 2.490 no Tiggo 7 PHEV (somando os custos de gasolina e eletricidade). Dessa forma, a economia anual seria de R$ 4.050 a favor do SUV eletrificado, mas ainda levaria quase 10 anos para amortizar a diferença de preço em relação ao Tiggo 8 Pro.
Modelo
Preço (R$)
Motorização
Consumo médio (km/l)
Gasto anual com combustível (12.000 km/ano)
Diferença de custo (Tiggo 7 PHEV vs. Tiggo 8 Pro)
Tiggo 8 Pro
R$ 201.990
2.0 Turbo Gasolina
11 km/l
R$ 6.540¹
–
Tiggo 7 Pro PHEV
R$ 239.990
1.5 Turbo + elétrico
Cerca de 70% do tempo em modo elétrico
R$ 2.490²
+ R$ 38.000
Economia anual
–
–
–
R$ 4.050
≈ 10 anos para amortizar a diferença
Notas: ¹ Considerando um preço médio da gasolina de R$ 6,00/litro. ² Estimando o uso de 70% em modo elétrico e 30% com consumo médio de 16 km/l.
Além disso, o Tiggo 8 Pro se destaca por ser um SUV maior, oferecendo espaço para sete ocupantes e um porta-malas amplo e versátil, além de um bom nível de acabamento e equipamentos de série. Já o Tiggo 7 PHEV tem uma proposta mais voltada à eficiência energética.
Assim, para quem busca um veículo mais espaçoso, refinado e com melhor custo-benefício imediato, o Tiggo 8 Pro se apresenta como a melhor escolha. Já para quem pretende rodar mais em trechos urbanos, tem acesso frequente a pontos de recarga e deseja economizar combustível a longo prazo, o Tiggo 7 PHEV pode ser uma alternativa interessante.
A escolha entre os dois modelos, portanto, dependerá muito do perfil de cada consumidor. Para quem valoriza a não emissão de poluentes ou quer reduzir drasticamente as visitas ao posto de combustível (desde que tenha acesso facilitado a pontos de recarga), pagar os quase R$ 40 mil de diferença pode ser justificável.
Já para quem prioriza uma aquisição mais racional e não percorre distâncias muito além da média anual, o Tiggo 8 Pro se projeta como a escolha mais sensata.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok