Peugeot e-208 ganha mais autonomia e novos recursos na Europa
Hatch elétrico recebe melhorias e pode futuramente trazer novidades para o Brasil
César Tizo - abril 3, 2025
O Peugeot e-208, configuração 100% elétrica do hatch compacto, inaugurou nesta quinta-feira (3) uma série de atualizações na Europa para o tornar mais competitivo no segmento.
A principal novidade é a ampliação da autonomia, que agora chega a 433 km no ciclo WLTP, um acréscimo de 23 km em relação à versão anterior.
Aqui no Brasil, o modelo encontra-se homologado com autonomia para 220 km de acordo com o padrão do Inmetro.
Mais eficiência
Segundo a Peugeot, os avanços na autonomia do e-208 são resultados de ajustes na gestão do sistema elétrico e na aerodinâmica do veículo, garantindo maior eficiência energética sem comprometer o desempenho.
O hatch segue equipado com o motor elétrico de 156 cv (115 kW), mantendo sua proposta de entregar boa performance aliada a um consumo otimizado de energia.
Outra novidade importante é a introdução, na Europa, do Trip Planner, um planejador de rotas integrado ao sistema de navegação (disponível como opcional).
Esse recurso permite que o motorista tenha um planejamento mais preciso das viagens, levando em conta não apenas a distância e o nível de bateria no início e ao fim do percurso, mas também o consumo estimado conforme velocidade, tráfego, tipo de via e inclinação do terreno. Além disso, o sistema indica os postos de recarga mais próximos, facilitando o uso no dia a dia e em viagens mais longas.
Peugeot e-208
Função V2L
Outro destaque da atualização do e-208 na Europa é a inclusão da tecnologia Vehicle-to-Load (V2L), que permite o uso da bateria principal do sistema motriz para alimentar dispositivos elétricos externos.
Com um adaptador disponível como acessório nas concessionárias da Peugeot, o veículo pode fornecer até 3,5 kW de potência e corrente 16 A, sendo útil para carregar bicicletas elétricas, operar equipamentos de camping ou até mesmo alimentar ferramentas elétricas.
Além disso, o modelo passa a contar com uma nova opção de limitação de carga a 80% quando carregado em corrente alternada (AC), permitindo uma melhor preservação da bateria em situações de uso diário e contribuindo para prolongar sua vida útil.
O que esperar para o Brasil?
O Peugeot e-208 chegou a ser comercializado no Brasil, entretanto a marca deixou de oferecer o hatch compacto elétrico há cerca de dois anos no país.
Procurada pelo Guru dos Carros, a Peugeot informou que uma eventual vinda do e-208 aprimorado ao Brasil está “em estudo”, porém sem previsão de lançamento. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok