O que esperar da nova geração da Volkswagen Amarok?
Picape será desenvolvida especialmente para a América do Sul e marca a separação definitiva da joint venture com a Ford
César Tizo - abril 12, 2025
A Volkswagen confirmou o desenvolvimento de uma nova geração da picape Amarok exclusiva para a América do Sul. O modelo, que seguirá produzido na fábrica de Pacheco, na Argentina, tem lançamento previsto para 2027. Mas o que podemos esperar desse projeto inédito?
Uma das movimentações estratégicas mais relevantes é que a nova Amarok sul-americana romperá definitivamente os laços técnicos com a Ford. A segunda geração global da picape — que não chegou ao Brasil, mas é oferecida em mercados como Europa e Austrália — compartilha atualmente a plataforma com a Ford Ranger.
Teaser da nova geração da Volkswagen Amarok sul-americana
No lugar da parceria anterior, a Volkswagen escolheu o grupo chinês SAIC como novo aliado para o desenvolvimento da nova Amarok específica para a Argentina, Brasil e demais vizinhos.
O investimento de US$ 580 milhões anunciado para viabilizar a nova Amarok argentina permitirá que a picape seja “desenvolvida, projetada e produzida na América do Sul para a América do Sul”, como parte da estratégia global da empresa de oferecer produtos específicos para cada região.
Projeção do designer Kleber Silva para a nova geração da Amarok fabricada na Argentina
Embora ainda mantenha sigilo sobre detalhes técnicos e mecânicos, a marca já revelou um esboço da nova Amarok, que traz elementos visuais similares aos utilitários LDV Terron 9 e MG U9 — modelos também ligados à SAIC.
A expectativa é que a próxima geração da Amarok utilize a mesma base estrutural desses veículos, mas com identidade própria no design e na calibração de motor, suspensão e componentes eletrônicos.
Projeção do designer Kleber Silva para a nova geração da Amarok fabricada na Argentina
O visual definitivo da nova Amarok voltada à América do Sul ficará sob responsabilidade de José Carlos Pavone, designer brasileiro responsável por projetos de sucesso como o crossover Nivus e o recém-apresentado Tera.
A decisão de criar uma Amarok específica para a América do Sul foi tomada após a marca constatar que manter a produção da picape atual — lançada originalmente em 2010 e ainda em linha na Argentina — era mais viável do que adotar a geração global baseada na Ranger, que obrigaria a dependência da produção em uma planta da Ford.
Detalhe da MG U9: modelo tem a mesma base que dará vida à nova Amarok sul-americana
A nova geração VW Amarok, portanto, será a sucessora direta do modelo atual vendido no Brasil e demais países sul-americanos, posicionando-se como um produto de maior volume e alinhado às preferências regionais. Por ora, não há informações sobre motorização, mas especula-se que o modelo terá opções turbodiesel e possivelmente uma configuração eletrificada (híbrida) em estágio posterior.
Com essa nova estratégia, a Volkswagen reforça seu compromisso com o mercado sul-americano e busca preservar sua participação no competitivo segmento de picapes médias.
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