Importadoras avançam e já lideram mercado de eletrificados no Brasil, aponta Abeifa
Associação destaca que marcas filiadas responderam por mais de 50% dos emplacamentos de veículos eletrificados
César Tizo - abril 15, 2025
As marcas filiadas à Abeifa – Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores – encerraram o primeiro trimestre de 2025 com resultados expressivos, especialmente no segmento de veículos eletrificados. Segundo dados divulgados pela entidade, as 27.723 unidades emplacadas entre janeiro e março representam um avanço de 32,8% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram licenciadas 20.880 unidades.
Somente em março, as vendas das associadas somaram 10.174 unidades, crescimento de 12,8% sobre fevereiro (9.023 unidades) e de 20,3% na comparação com março do ano passado (8.455 unidades). Com isso, a participação das marcas filiadas à Abeifa alcançou 5,5% do mercado total de automóveis e comerciais leves no mês. No acumulado do trimestre, o market share foi de 5,4%.
O grande destaque do período, no entanto, foi o desempenho no mercado de eletrificados. Segundo a Abeifa, os veículos com propulsão eletrificada (híbridos, híbridos plug-in e elétricos puros) somaram 25.519 unidades no primeiro trimestre, o equivalente a 50,4% dos emplacamentos totais de eletrificados no Brasil (50.643 unidades).
“O mercado brasileiro está em uma etapa importante de transição em favor dos veículos eletrificados, como ocorre no restante do mundo. Já representam 9,8% dos emplacamentos totais. Vale ressaltar que nossas associadas respondem por mais da metade desses volumes, o que demonstra sua contribuição relevante para o setor”, destacou Marcelo Godoy, presidente da Abeifa.
Segundo ele, essa presença das importadoras beneficia o consumidor brasileiro. “Trata-se de um porcentual muito salutar porque os veículos importados, com tecnologias atualizadas, incentivam a modernização dos produtos fabricados localmente”, afirmou.
Durante coletiva de imprensa, a Abeifa também apresentou novos dados da pesquisa “A jornada de compra de veículos eletrificados”, realizada pela DadosX. O levantamento comparou os comportamentos de consumo entre o último trimestre de 2024 e o início de 2025, além de traçar tendências para os próximos meses.
Godoy reforçou que os dados da pesquisa endossam a visão da Abeifa. “Os consumidores brasileiros mostram-se ávidos por novas tecnologias e conscientes quanto à descarbonização ambiental. Esses dois pilares – tecnologia e pegada de carbono – asseguram protagonismo aos veículos importados.”