Hyundai revela nova geração de sistema híbrido com até 45% mais eficiência
Tecnologia estreia no novo Palisade 2.5 turbo Hybrid com 334 cv e será adotada em modelos Hyundai, Kia e Genesis
César Tizo - abril 21, 2025
O Hyundai Motor Group apresentou nesta segunda-feira (21), em Seul, sua nova geração de sistema híbrido, prometendo estabelecer um novo padrão em eficiência e desempenho para veículos eletrificados. A novidade estreará na nova geração do SUV Palisade, combinando um motor a gasolina 2.5 turbo com dois motores elétricos integrados à transmissão, que juntos entregam 334 cv de potência e torque de 46,9 kgfm.
Segundo a marca, o novo conjunto oferece uma melhoria de até 45% na eficiência e 19% a mais de potência em relação a propulsores a combustão da mesma categoria. Entre os destaques estão a introdução do motor elétrico P1, responsável pela partida e regeneração de energia, e o motor P2, que atua diretamente na propulsão do veículo. A estrutura paralela P1+P2 garante respostas mais rápidas, trocas de marcha suaves e menor nível de ruído e vibração, detalha a fabricante sul-coreana.
O sistema foi desenvolvido para ser modular, permitindo combinação com diferentes motores a combustão – como um novo 1.6 turbo híbrido – e aplicações que vão de veículos compactos a SUVs grandes e modelos de luxo. A potência total pode variar de pouco mais de 100 cv a mais de 300 cv, conforme o modelo.
Arquitetura poderá ser aplicada em modelos de diferentes portes
Além do desempenho, a nova plataforma híbrida inclui tecnologias já presentes nos elétricos do grupo, como o modo Stay – que mantém climatização e sistemas ativos com o carro parado sem acionar o motor –, e a função V2L (Vehicle-to-Load), com potência de até 3,6 kW para alimentar equipamentos externos.
Outras tecnologias agregadas ao sistema incluem o controle hierárquico preditivo (HPC), que ajusta o modo de condução de forma inteligente com base no trajeto, e a frenagem regenerativa inteligente, que se adapta ao trânsito e à navegação.
O novo sistema híbrido também poderá contar com tração elétrica nas quatro rodas (e-AWD) e assistências de condução como o e-EHA 2.0, que atua em manobras evasivas de emergência.
A aplicação da nova tecnologia será expandida progressivamente para outros modelos da Hyundai, Kia e, futuramente, da marca de luxo Genesis. Uma versão com tração traseira está programada para 2026.
A introdução dessa arquitetura marca mais um passo da Hyundai na transição para veículos eletrificados, oferecendo alternativas híbridas mais refinadas e eficientes antes da adoção total dos modelos 100% elétricos.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok