SUV para PcD com todas as isenções: Kicks, Tiggo 5x ou T-Cross?
Leitor está em dúvida entre os representantes de Nissan, CAOA Chery e Volkswagen e pediu nossa análise
César Tizo - abril 26, 2025
Gostaria que fizesse a comparação do Nissan Kicks, Volkswagen T-Cross e CAOA Chery Tiggo 5x, todos para PcD – pergunta enviada por Maxwell
Maxwell, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Antes do retorno do CAOA Chery Tiggo 5x Sport com direito a todas as isenções para PcD, o Volkswagen T-Cross Sense se destacava como a escolha mais equilibrada, reunindo conjunto propulsor eficiente, espaço interno elogiável e um nível adequado de equipamentos.
CAOA Chery Tiggo 5x Sport
Mas é inegável que, por menos de R$ 120 mil, o Tiggo 5x Sport oferece uma proposta mais competitiva. Além de uma cabine espaçosa, o modelo da CAOA Chery chama atenção por atributos técnicos pouco comuns nesta faixa de preço, como o freio de estacionamento eletromecânico, suspensão traseira independente com layout multibraço traseiro e freios a disco nas quatro rodas. Hoje, é difícil encontrar outro SUV que reúna esses atributos nesse patamar de valor.
No quesito equipamentos, onde muitos SUVs compactos acabam pecando em suas versões de entrada, o Tiggo 5x Sport se sobressai. Ele já vem de fábrica tão bem equipado que praticamente dispensa gastos adicionais com acessórios, despesa muitas vezes comum entre os consumidores PcD. Entre os destaques do Tiggo 5x Sport, estão a central multimídia com tela de 10,25″, sensor de estacionamento, câmera de ré, chave presencial e até mesmo acabamento interno premium.
Por outro lado, é importante considerar o consumo. O motor 1.5 turbo flex (150 cv/21 kgfm) garante bom desempenho ao Tiggo 5x, mas apresenta médias elevadas de consumo. Segundo dados do Inmetro, o SUV percorre 10 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada com gasolina — valores significativamente inferiores aos do Volkswagen T-Cross Sense, por exemplo, que registra 12,1 km/l no ciclo urbano e 14,5 km/l no uso rodoviário, também com gasolina.
O T-Cross Sense, com seu motor 1.0 TSI de 128 cv e 20 kgfm, entrega desempenho satisfatório e ainda oferece um diferencial: o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, item importante de assistência à condução. A cabine acomoda bem cinco pessoas, e a lista de itens de série só deixa a desejar pela ausência da câmera de ré.
No caso do Nissan Kicks, seu principal trunfo atualmente é o preço mais acessível frente aos concorrentes. Enquanto o T-Cross Sense custa cerca de R$ 101 mil após as isenções e o Tiggo 5x Sport gira em torno de R$ 105 mil para o público PcD, o Kicks Active Plus sai por R$ 91.490 nesta modalidade de venda direta.
Nissan Kicks Play Active Plus
Entretanto, o motor 1.6 16V flex (113 cv/15 kgfm) do Kicks fica devendo em desempenho, especialmente nas acelerações e retomadas. Além disso, sequer ele se destaca no quesito economia de combustível, com médias de 11,3 km/l na cidade e 13,7 km/l na estrada (ambas com gasolina), ou seja, resultados inferiores aos do T-Cross.
Para atingir esse valor competitivo, o Kicks Active Plus ainda abre mão de diversos itens, deixando sua fábrica no Rio de Janeiro apenas com os seis airbags e a central multimídia com tela de 7″ figurando entre os destaques.
Em resumo, Maxwell, o retorno do Tiggo 5x Sport com isenção total é uma ótima notícia para o consumidor PcD que está planejando a aquisição de um SUV no momento.
Ainda assim, o T-Cross Sense permanece como uma excelente alternativa, especialmente para quem valoriza eficiência e segurança. Vale muito a pena realizar um test-drive em ambos para ver qual mais agrada ao seu perfil.
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