Nissan Xterra, o SUV raiz da Frontier, poderá ressurgir
Após anos fora de linha, o Xterra pode retornar com estrutura robusta e motorização híbrida para disputar o segmento de SUVs aventureiros
César Tizo - abril 28, 2025
Em meio à maior crise financeira de sua história, a Nissan planeja uma ofensiva ousada para revitalizar suas operações na América do Norte: o ressurgimento do Xterra. A montadora japonesa, que prevê prejuízo de cerca de US$ 5 bilhões no último ano fiscal, quer apostar na força do nome SUV para reconquistar clientes e fortalecer sua linha de utilitários esportivos.
Vale lembrar que o Xterra foi comercializado no Brasil entre 2003 e 2008, destacando-se pela estrutura robusta compartilhada com a picape média Frontier. Essa configuração resultava em um modelo apto para uso off-road intenso. Assim como a picape, o Xterra contava com tração 4×4 com reduzida e construção de carroceria sobre chassi, reforçando sua vocação para aventuras fora de estrada.
Detalhe do Nissan Xterra comercializado no Brasil: modelo foi oferecido localmente entre 2003 e 2008
O projeto para o ressurgimento do Xterra ainda depende da alocação de recursos internos, especialmente diante da prioridade dada a novos veículos elétricos. No entanto, executivos da companhia, como Christian Meunier, presidente da Nissan Américas, e Ponz Pandikuthira, chefe de planejamento de produtos, veem no retorno do modelo uma oportunidade estratégica. “Se eu pudesse trazer um carro amanhã, seria o Xterra“, afirmou Meunier ao Automotive News.
Lançado em 1999, o Xterra original foi um sucesso nos Estados Unidos, combinando robustez e simplicidade. Com vendas que chegaram ao dobro da meta inicial de 40.000 unidades/ano, o modelo conquistou fãs de aventuras fora de estrada antes de ser descontinuado em 2015.
A nova geração deverá seguir o mesmo espírito, mas com uma abordagem atualizada: o Xterra deve migrar para o segmento de SUVs médios e adotar um sistema híbrido plug-in, muito provavelmente o mesmo revelado na semana passada durante a apresentação da Nissan Frontier Pro, um dos destaques do Salão de Xangai. O conjunto propulsor em questão alcança mais de 400 cv de potência combinada, notáveis 81,6 kgfm de torque e ainda confere autonomia em modo 100% elétrico na casa de 135 km.
Embora a decisão final ainda dependa da reorganização interna da marca, o movimento revela a intenção da Nissan de explorar o crescente mercado de SUVs voltados para o estilo de vida aventureiro, segmento impulsionado pelo sucesso recente de modelos como Ford Bronco, Jeep Wrangler e Toyota Land Cruiser.
Um dos concessionários Nissan consultados pelo Automotive News nos EUA estima que o novo Xterra poderia alcançar até 80 mil unidades vendidas ao ano, impulsionado pela nostalgia e pela busca por veículos mais versáteis. Vamos acompanhar.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok