Novo Kicks impulsiona modernização da Nissan no Brasil
Complexo fluminense foi modernizado para receber a produção do SUV, resultando ainda em 400 novos postos de trabalho
César Tizo - abril 29, 2025
A Nissan promoveu uma ampla modernização em seu Complexo Industrial de Resende (RJ) para dar início à produção do novo Kicks. Mesmo sendo uma das unidades mais jovens e avançadas da marca no mundo, a fábrica passou por uma transformação profunda ao longo dos últimos dois anos para se adequar ao nível de evolução tecnológica do SUV, que chegará em breve ao mercado brasileiro. A evolução da planta é parte dos R$ 2,8 bilhões em investimentos anunciados pela montadora para seus projetos locais.
Todas as áreas do centro de produção foram adaptadas, com destaque para as fábricas de veículos e motores. A área de plásticos, por exemplo, passou a contar com nova injetora, corte a laser e soldagem por ultrassom. Já a logística interna foi reformulada com novos espaços de armazenamento e rotas otimizadas, o que permitirá maior agilidade na cadência de produção.
Na fábrica de motores, a Nissan instalou novos robôs para controle de torque, dispositivos específicos para fixação do turbo e sistemas de teste mais modernos. As melhorias visam tanto o aumento da qualidade quanto a redução do esforço físico dos operadores.
Melhorias da Nissan em sua fábrica no RJ visam aumento da qualidade e redução do esforço físico dos operadores
A principal transformação ocorreu na área de Carroceria, onde o nível de automação saltou de 52% para 85%. No total, a planta recebeu 98 novos robôs e 1.228 equipamentos e dispositivos distribuídos por diferentes setores. Foram criados ainda 297 novos postos de trabalho e adicionados 29 AGVs (veículos guiados automaticamente), totalizando agora 202 robôs autoguiados na planta fluminense. Essas máquinas conduzem peças e plataformas pelas linhas de produção, garantindo mais flexibilidade, segurança e silêncio nas operações.
A Nissan também investiu em capacitação: mais de 100 funcionários foram enviados ao Japão, México, Inglaterra e Estados Unidos para treinamentos específicos, enquanto mais de 40 especialistas estrangeiros vieram ao Brasil apoiar as obras e a formação das equipes. Além disso, cerca de 2.500 profissionais ligados a mais de 70 fornecedores estiveram envolvidos no processo de preparação.
“Foi uma transformação que exigiu muito trabalho e dedicação de todas as equipes para deixar a fábrica pronta para produzir o novo Nissan Kicks, um carro que chega para revolucionar o mercado. Tudo foi pensado para garantir o nosso DNA japonês de qualidade e tecnologia com o foco em oferecer a melhor experiência aos brasileiros”, afirma Marco Biancolini, diretor sênior de Engenharia e Processos de Manufatura da Nissan do Brasil.
Produção do novo Kicks já teve início: SUV chegará em breve ao mercado
A operação também será reforçada com mais 400 novas contratações, anunciadas oficialmente durante a cerimônia de início da produção do novo Kicks. Os novos colaboradores se somarão aos cerca de 2.200 funcionários da Nissan já em atividade na unidade — número que ultrapassa 3.000 pessoas ao incluir equipes terceirizadas e de fornecedores.
Em abril, a Nissan dá os toques finais para iniciar a produção em série do novo SUV, que conviverá por um período com o Kicks Play. A nova geração do modelo representa uma virada tecnológica para a marca no Brasil e será peça-chave para ampliar a presença da fabricante no competitivo segmento de utilitários esportivos compactos.
Inaugurado em 2014, o Complexo de Resende é uma das poucas fábricas no Brasil com ciclo completo de produção, integrando estamparia, soldagem, pintura, montagem, injeção de plásticos, inspeção de qualidade e até pistas de testes em um mesmo espaço. A modernização agora posiciona a unidade fluminense como peça estratégica para os planos da Nissan na América do Sul.
Produção do novo Kicks já teve início: SUV chegará em breve ao mercado
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EDUARDO TEIXEIRA KULL
4 meses atrás
Embora prefira hatchs e sedans, tenho olhado com interesse para este modelo, mas ainda acho que o modelo merece ao menos uma versão com motor maior do que o 1.0 turbo, seja o 2.0 aspirado, seja o 1.3 turbo, ainda mais pensando nos valores aventados em alguns blogs para a versão de topo.
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Embora prefira hatchs e sedans, tenho olhado com interesse para este modelo, mas ainda acho que o modelo merece ao menos uma versão com motor maior do que o 1.0 turbo, seja o 2.0 aspirado, seja o 1.3 turbo, ainda mais pensando nos valores aventados em alguns blogs para a versão de topo.