Marcelo Cavalcante | Juros a 29,5% ao ano tiram carros do alcance do público
Alta nos financiamentos reduz participação do varejo e pressiona vendas a consumidores finais; locadoras e frotistas seguem sustentando o mercado
César Tizo - abril 30, 2025
Em sua análise mais recente, o consultor Marcelo Cavalcante de Lima realiza um balanço da parcial de vendas até o dia 25 deste mês:
As projeções indicam que as vendas devem ficar entre 197 mil e 204 mil unidades em abril, superando março. A média diária também deve subir cerca de 2,3%. Em comparação com abril de 2023 (208.078 unidades), o volume total será inferior, mas com um avanço de aproximadamente 4,5% na média diária.
As taxas de juros para o financiamento de veículos já superam 29,5% ao ano, o maior patamar desde 2011. Naturalmente, o setor já sente os reflexos, especialmente nas vendas de varejo.
As vendas diretas representam 51,23% do total na parcial de abril, enquanto o varejo responde por 48,77%. Locadoras, grandes frotistas, público PcD e outros compradores com direito a desconto seguem sendo fundamentais para o desempenho do mercado.
O segmento de eletrificados vendeu 15.725 unidades até o momento, o que representa quase 10% de participação nas vendas do mês.
Como já destaquei em artigos anteriores, a chegada de novas marcas e o crescimento acelerado da rede em 2023 e 2024, diante de um avanço ainda moderado nas vendas, acabaram diminuindo a fatia de mercado para muitas empresas, criando novos desafios em um setor que ainda está em recuperação.
No acumulado do ano, já foram comercializadas 675.733 unidades, um crescimento de 7,49% em relação ao mesmo período de 2024. No entanto, quando comparado ao ciclo pré-pandemia, o setor ainda recua 9,36%.
No ranking de marcas, a Fiat lidera com 34.010 unidades vendidas na parcial do mês, crescimento de 4,29%. No acumulado do ano, a marca soma 144.597 emplacamentos, avanço de 11,95% sobre 2024, com participação de 21,40%.
Em segundo lugar está a Volkswagen, com 26.952 unidades — alta de 4,38% na comparação mensal. No acumulado do ano, são 105.776 veículos, crescimento de 5,24%.
A GM completa o pódio de abril com 17.578 entregas, alta de 1,91% sobre março. No entanto, no acumulado de 2025, a marca registra queda de 6%, com 73.386 unidades. Já comentamos em artigos anteriores os desafios enfrentados pela empresa, mas os novos investimentos anunciados, a força da rede e sua estrutura com cinco fábricas no Brasil e mais de 15 mil empregados diretos são ativos estratégicos para a retomada.
No ranking de modelos, o VW Polo lidera a parcial com 9.633 unidades, seguido pelo Fiat Strada e pelo VW T-Cross.
Em breve trarei o resumo completo dos eletrificados, e um novo artigo está no forno. Desejo a todos um ótimo fechamento de mês!
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