Jeep Compass muda tudo! SUV ganha em espaço interno e porta-malas e prioriza eletrificação
Nova geração do modelo estreia com plataforma mais moderna, cresce em todas as dimensões e terá versões 100% elétricas
César Tizo - maio 5, 2025
A Jeep revelou oficialmente nesta segunda-feira (5) a nova geração do Compass. Estreando na Europa, o SUV médio mais vendido da marca mundialmente passa a contar com uma linha 100% eletrificada, incluindo opções híbrida leve (e-Hybrid), híbrida plug-in e 100% elétrica com até 650 km de autonomia e tração integral. O modelo será produzido primeiramente na planta de Melfi, na Itália, um dos polos de eletrificação da Stellantis. No Brasil, o Jeep Compass totalmente renovado começará a ser produzido em Goiana (PE) a partir de 2026, inaugurando a linha 2027.
Visualmente, o novo Compass mantém elementos clássicos da Jeep, como a grade de sete fendas e os arcos de roda trapezoidais, mas adota linhas mais modernas e uma carroceria mais refinada, reforçando a robustez com novos materiais de proteção, para-choques reforçados e escudo modular anti-riscos. Agora montado sobre a plataforma STLA Medium, o Compass cresce internamente, oferecendo 55 mm extras para as pernas no banco traseiro e porta-malas ampliado para 550 litros. O comprimento total do SUV passa a alcançar 4,55 m, um salto considerável em relação ao Compass atual (4,40 m).
A gama de motores contempla a mecânica e-Hybrid de 147 cv (145 hp), um híbrido plug-in com até 197 cv (195 hp) e três versões totalmente elétricas, incluindo uma inédita configuração com tração integral AWD de 380 cv (375 hp). Esta última traz um novo motor traseiro exclusivo para a Jeep, entregando até 316 kgfm (3.100 Nm) de torque nas rodas traseiras por conta da aplicação de uma caixa redutora com relação de 14:1. Ainda segundo a Jeep, o novo Compass em sua configuração extrema terá capacidade para encarar aclives desafiadores, mesmo com ausência total de tração na dianteira. O SUV elétrico oferece ainda recarga rápida de 20% a 80% em 30 minutos (160 kW) e autonomia de até 650 km.
Entre os recursos de destaque, o Compass em sua nova geração oferece central multimídia com tela de 16”, painel digital de 10”, atualizações remotas (OTA), assistência à condução de Nível 2+ e head-up display. Todos os modelos contam com o sistema Selec-Terrain, que ajusta eletronicamente os parâmetros do carro para enfrentar diferentes tipos de terreno, além de suspensão recalibrada para melhorar o conforto e a dirigibilidade.
A estreia do SUV atualizado na Europa acontece com a série especial First Edition, que pode ser configurada com motorização híbrida leve ou 100% elétrica de 215 cv (213 hp) e tração dianteira. A edição limitada inclui rodas de liga leve aro 20 polegadas, faróis do tipo full-LED Matrix, bancos com aquecimento, abertura elétrica do porta-malas com sensor de presença, câmera 360° e pacote completo de assistentes de condução.
O novo Compass chega ao mercado europeu em um momento de alta para a Jeep na região. Após vender 132 mil unidades em 2024 (quase 80 mil do Avenger), a marca viu sua participação crescer especialmente no Reino Unido, França e Holanda. Aqui no Brasil, por sua vez, o Jeep Compass segue com ótima aceitação e ocupa o posto de vice-líder em vendas no segmento de SUVs médios, ficando atrás do Toyota Corolla Cross. De janeiro a abril deste ano, o Compass somou 17.298 emplacamentos, enquanto o rival da marca japonesa foi a escolha de 19.242 consumidores no período.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok