Qual SUV escolher para substituir um Suzuki S-Cross 2018?
Leitora deseja migrar para um SUV com propulsão híbrida convencional e pediu nossa análise; confira resposta
César Tizo - maio 7, 2025
Tenho um Suzuki S-Cross 2018 com 33.000 km e quero trocá-lo por um bom SUV, que pode ser híbrido desde que não plug-in, pois tenho limitação no edifício onde moro. Pensei em um Toyota Corolla Cross, mas quero um carro moderno e com ótimo acabamento. Quais seriam os SUVs médios compatíveis com esse perfil? – pergunta enviada por Maria
Maria, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Se a sua intenção é substituir seu Suzuki S-Cross atual por um SUV médio com propulsão híbrida plena que dispense a possibilidade de recarga externa, como ocorre nos híbridos plug-in, uma das melhores opções atualmente é o GWM Haval H6 HEV2, atualmente tabelado em R$ 220.000.
Essa versão combina um motor 1.5 turbo a gasolina com injeção direta a um propulsor elétrico, entregando 243 cv de potência combinada e expressivos 54 kgfm de torque. O resultado é um SUV com desempenho bastante convincente, oferecendo acelerações e retomadas vigorosas. Além disso, o H6 HEV2 registra bons números de consumo: 13,8 km/l na cidade e 12 km/l na estrada, de acordo com os dados oficiais.
Detalhe do Haval H6 HEV2 em sua linha 2025/2025
Outros aspectos reforçam a atratividade do modelo da GWM, como a suspensão independente nas quatro rodas com layout multibraço traseiro, a cabine espaçosa, o porta-malas de 560 litros e o ótimo nível de equipamentos de série, incluindo os principais assistentes de condução (ADAS) de Nível 2+, que proporcionam condução semiautônoma em rodovias.
Comparando com o Toyota Corolla Cross XRX Hybrid (R$ 219.890), é possível notar a vantagem do rival chinês em termos de custo-benefício. O modelo da Toyota entrega apenas 122 cv de potência combinada, conta com suspensão traseira por eixo de torção, e, embora ofereça o pacote Toyota Safety Sense com recursos de assistência à condução, ele ainda fica devendo em conteúdo de tecnologia em relação ao Haval. Outro ponto a considerar é o desempenho: o Corolla Cross híbrido é visivelmente mais lento que outros SUVs eletrificados. Em compensação, apresenta excelente consumo: 17,7 km/l na cidade e 14,6 km/l na estrada com gasolina.
Indo além, o Haval H6 tem dimensões superiores em relação ao Toyota Corolla Cross, o que contribui para uma melhor sensação de conforto e maior capacidade volumétrica no porta-malas — são 560 litros no representante da GWM contra 440 litros do Toyota.
Interior do Haval H6 2025/2025
Como alternativa mais acessível, vale considerar ainda o CAOA Chery Tiggo 7 Pro Hybrid Max Drive, que adota um sistema semi-híbrido (MHEV) com arquitetura de 48 V. Ele usa como base o motor 1.5 turbo flex e o combina a um pequeno gerador elétrico que adiciona até 10 cv — porém, não é capaz de mover o carro sozinho, diferentemente dos híbridos plenos. Essa solução resulta em menor custo para o veículo como um todo, resultando em um preço final mais competitivo para o SUV da CAOA Chery, que está tabelado em R$ 174.990.
O Tiggo 7 Pro também oferece bom nível de equipamentos, em linha com o Corolla Cross, e uma cabine bem construída e com espaço adequado para cinco ocupantes. Entretanto, ele não é tão eficiente em consumo: com gasolina, as médias são de até 11,6 km/l na cidade e 11,4 km/l na estrada. A favor do modelo está o fato dele aceitar etanol, como o Toyota.
Em resumo, Maria, se você busca um SUV médio com tecnologia híbrida plena e excelente conjunto técnico, o Haval H6 HEV2 é hoje uma das melhores escolhas do mercado.
Gostei muito do Haval H6 HEV 2, porém é um carro bastante grande para mim. Considerando modelos não híbridos, quais recomendaria, preservando o ótimo nível apontado?
Maria, no caso, o próprio Tiggo 7 em seus catálogos não eletrificados já é uma excelente opção. Ele conta com custo-benefício mais interessante em relação ao Corolla Cross e tem porte menor se comparado ao Haval H6
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok
Obrigada pela excelente resposta!
Fico feliz em ajudar! Abraço
Gostei muito do Haval H6 HEV 2, porém é um carro bastante grande para mim. Considerando modelos não híbridos, quais recomendaria, preservando o ótimo nível apontado?
Maria, no caso, o próprio Tiggo 7 em seus catálogos não eletrificados já é uma excelente opção. Ele conta com custo-benefício mais interessante em relação ao Corolla Cross e tem porte menor se comparado ao Haval H6