Compra CNPJ: devo gastar com acessórios em um Corolla GLi?
Leitor está em dúvida se adquire o sedã médio da Toyota e gasta por volta de R$ 10.000 em acessórios ou parte para um Honda HR-V
César Tizo - maio 15, 2025
Sou CNPJ e estou entre comprar o Toyota Corolla GLi 2025 por R$ 135.000 (pretendo incluir banco de couro, farol de neblina, carregador por indução e sensor de estacionamento, totalizando cerca de R$ 10.000 em acessórios) ou o Honda HR-V EXL por R$ 148.000, já com todos os itens que preciso. Por um lado, desanimo do Corolla pela ausência de ACC e piloto automático; por outro, o HR-V preocupa pelo desempenho. Pensando em ficar bastante tempo com o veículo, usando no dia a dia e em viagens, e também considerando a revenda no futuro, qual é a melhor escolha? – pergunta enviada por Flávio
Flávio, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A sua leitura sobre os dois modelos é altamente precisa. Inclusive, no início deste ano, comentamos aqui no site sobre como o Toyota Corolla GLi perdeu competitividade na linha 2025 devido à significativa simplificação da versão de entrada.
Até o ano/modelo 2024, o Corolla GLi era uma escolha bem mais equilibrada, especialmente considerando o segmento no qual está inserido. Com a chegada da linha 2025, o sedã passou a contar com um acabamento interno mais simples e perdeu recursos importantes, entre eles o ar-condicionado automático digital, sensor de estacionamento, câmera de ré e o bem resolvido acabamento interno que mesclava tecido e material sintético premium.
Por isso, Flávio, apesar das qualidades técnicas do Corolla — entre elas a suspensão traseira multibraço — acredito não valer a pena investir em muitos acessórios para compensar as ausências de fábrica. Além disso, o valor gasto não será recuperado na hora da revenda, mesmo com o bom desconto já obtido na compra via CNPJ (o Corolla GLi tem preço cheio de R$ 164.590).
O Honda HR-V EXL, apesar de oferecer desempenho mais contido, já sai de fábrica com um pacote completo de itens de conforto, tecnologia e segurança. Um ponto forte é a presença do pacote Honda Sensing, com assistentes de condução que, no caso do Corolla, só aparecem a partir da versão XEi.
Pensando na revenda futura, vale considerar ainda que o HR-V, por ser um SUV, tende a ter liquidez superior, já que a maior parte do público atualmente prioriza esse tipo de carroceria.
Em resumo, Flávio, se o sedã da Toyota lhe agrada, talvez seja mais vantajoso tentar negociar o Corolla XEi por um valor mais atrativo. Ele oferece um conjunto bem mais completo que o GLi e sua revenda, no futuro, tende a ser facilitada. Caso o sedã mais completo fuja ao orçamento previsto para a compra do carro, a melhor escolha será mesmo partir para o Honda HR-V EXL.
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