Stellantis anuncia mais uma marca e 6 novos modelos para fábrica em Pernambuco
Fábrica localizada em Goiana celebra 10 anos em 2025 com novos investimentos, chegada da plataforma Bio Hybrid e expansão do ecossistema industrial na região
César Tizo - maio 22, 2025
O Polo Automotivo Stellantis de Goiana (PE) caminha para completa uma década de operação em 2025 consolidado como um dos mais importantes centros de produção automotiva do Brasil. Com quase 2 milhões de unidades fabricadas desde sua inauguração em 2015, a unidade terá papel central no novo ciclo de investimentos da Stellantis no país, com foco na ampliação da capacidade tecnológica, lançamento de novos modelos e impacto socioeconômico na região.
Durante coletiva de imprensa, o presidente da Stellantis para a América do Sul, Emanuele Cappellano, confirmou a chegada de uma nova marca (ainda mantida sob sigilo) à planta pernambucana, além da produção de 6 novos modelos no período entre 2025 e 2030. Um dos destaques será a introdução da tecnologia Bio-Hybrid na linha de montagem de Goiana, com o primeiro veículo eletrificado da unidade programado para ser lançado em 2026.
“O Polo de Goiana é hoje uma das fábricas mais modernas da Stellantis no mundo, e as perspectivas para o futuro são excelentes. Teremos uma nova marca, seis novos produtos e o início da produção local da tecnologia Bio-Hybrid, reafirmando nosso compromisso com a inovação e com o desenvolvimento da região”, destacou Cappellano.
Polo Automotivo Stellantis em Goiana (PE)
Parte do plano de investimentos de R$ 13 bilhões da empresa no Brasil, o avanço em Goiana envolve também o fortalecimento da cadeia produtiva local. Desde sua inauguração, o número de fornecedores instalados no entorno da planta saltou de 22 para 38, com expectativa de atingir 100 nos próximos anos.
Além do impacto direto na indústria automotiva, a operação da Stellantis tem transformado a realidade econômica e social de Pernambuco e, especialmente, do município de Goiana. Segundo estudo da consultoria Ceplan, o PIB per capita da cidade aumentou cerca de 300% entre 2011 e 2021, enquanto o setor industrial passou a responder por 48% da economia local. A participação do município no PIB estadual também saltou de 1% para 4,8% no mesmo período.
Exemplar do Jeep Compass na linha de montagem pernambucana
O emprego formal na região acompanhou o crescimento: foram criados 11,7 mil novos postos de trabalho formais desde 2014, sendo que 43,8% dos empregos formais registrados hoje no município estão ligados direta ou indiretamente à operação da Stellantis, incluindo os fornecedores do Supplier Park.
Com capacidade para produzir até 280 mil veículos por ano, o Polo de Goiana é responsável hoje pela fabricação de modelos das marcas Jeep, Fiat e Ram. A Stellantis reforça que a unidade seguirá na vanguarda da produção de veículos modernos, agora com foco crescente na eletrificação e sustentabilidade.
“O Polo de Goiana seguirá como um símbolo da inovação industrial no Brasil. Celebramos dez anos de êxito com os olhos voltados para o futuro, com novas marcas, tecnologias híbridas e um papel cada vez mais relevante na economia regional”, declarou Glauber Fullana, vice-presidente de manufatura da Stellantis para a América do Sul.
Fábrica de Goiana também será responsável por produzir veículos para mais uma das marcas da Stellantis; no local, já saem da linha de montagem modelos da Jeep, Fiat e Ram