SUV até R$ 120 mil com conforto e robustez para enfrentar estradas ruins
Leitor, que mora no interior da Bahia, deseja um modelo com essas características e pediu nossa análise; confira resposta completa
César Tizo - maio 30, 2025
Quero comprar uma SUV de até R$ 120 mil (máximo de R$ 140 mil). Qual seria a melhor opção, considerando conforto, consumo e suspensão? Moro no interior – pergunta enviada por Jorge
Jorge, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
Em janeiro deste ano, publicamos aqui no site uma análise sobre boas opções de SUVs até R$ 120 mil. De lá para cá, pouca coisa mudou no segmento.
Levando em conta os critérios que você prioriza — conforto, baixo consumo e suspensão robusta — o Volkswagen T-Cross, em sua versão de entrada Sense (R$ 119.990), continua sendo uma opção bastante competente para atender às suas necessidades.
Entre os pontos positivos do modelo está o eficiente motor 1.0 TSI de 128 cv e 20 kgfm, que trabalha em conjunto com uma transmissão automática de seis marchas. O resultado é um SUV com bom equilíbrio entre desempenho e consumo. A cabine é ampla e o conjunto de suspensão mostra-se adequado às condições das vias brasileiras, reflexo da longa experiência da Volkswagen no desenvolvimento de produtos voltados ao nosso mercado.
Como alternativa, vale considerar o Jeep Renegade, conhecido por sua robustez estrutural e pelo conjunto de suspensão, um dos poucos SUVs compactos a contar com suspensão independente (do tipo McPherson, no caso) nas quatro rodas. Esse atributo também resulta em ganhos no comportamento dinâmico do SUV, favorecendo a estabilidade e suavidade ao rodar — uma vantagem para quem percorre longas distâncias. Por outro lado, essa estrutura mais sólida do Renegade reflete em maior massa do veículo e, consequentemente, consumo mais elevado.
Para ilustrar essa diferença, enquanto o T-Cross Sense apresenta médias oficiais de 12,1 km/l na cidade e 14,5 km/l na estrada (com gasolina), o Renegade Sport 2026 (R$ 118.290) registra 11,1 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.
Volkswagen T-Cross Sense
Outro ponto a ser observado é o nível de equipamentos. O T-Cross Sense já sai de fábrica com central multimídia, sensor de estacionamento e alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, oferecendo um pacote mais completo nessa faixa de preço. Já o Renegade, apesar de mais espartano em recursos, pode demonstrar melhor desempenho graças ao motor 1.3 turbo flex com até 176 cv e 27 kgfm de torque.
Portanto, Jorge, a escolha ideal dependerá das condições das estradas por onde você costuma circular. Se o foco for um modelo mais eficiente, confortável e bem equipado, o T-Cross é uma excelente opção.
Já se a prioridade for enfrentar estradas de terra ou pisos mais acidentados com mais desenvoltura, o Renegade pode ser mais indicado.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok