Novo Uno faz 15 anos: relembre o Fiat que estreou motores e foi o primeiro carro nacional com Start-Stop
Primeiro carro nacional com sistema Start-Stop, o Novo Uno chegou em 2010 com visual inédito, nova linha de motores e ampla personalização
César Tizo - junho 1, 2025
Lançado em maio de 2010, o Novo Uno chega aos 15 anos como um dos modelos mais marcantes da trajetória da Fiat no Brasil. Desenvolvido no Polo Automotivo de Betim (MG), o compacto representou um salto em design, tecnologia e proposta de mercado, ao reinterpretar o legado do Uno original com soluções inéditas no segmento.
O visual do Novo Uno nasceu do conceito “Round Square” — o “quadrado arredondado” — uma leitura moderna das linhas retas que consagraram o primeiro Uno. Criado pelo Design Center South America com foco no público brasileiro, o modelo estreou com forte personalidade estética e ampla oferta de versões, incluindo Vivace 1.0, Attractive 1.4 e as aventureiras Uno Way 1.0 e 1.4.
Novo Uno: modelo apostou em personalização e amplo leque de cores para a carroceria
A personalização era um dos grandes trunfos: o modelo podia ser configurado com itens de conveniência variados e oferecia 14 cores diferentes, incluindo as chamativas Amarelo Citrus, Azul Splash e Verde Box. A ousadia cromática ganhou destaque na campanha publicitária “Uno Duni Te” e ajudou a gravar o modelo na memória do consumidor como o “Uno marca-texto”.
Outro destaque foi a estreia de duas motorizações inéditas na linha Fiat: os Fire Evo 1.0 e 1.4, ambos flex. Com até 88 cv de potência e 12,5 kgfm de torque (etanol), os propulsores entregavam bom equilíbrio entre desempenho e eficiência, atendendo às exigências de um novo consumidor urbano.
Fiat Uno Way 1.0
O Novo Uno também foi pioneiro em tecnologias no segmento dos populares. Em 2014, com a chegada da linha 2015, o modelo se tornou o primeiro carro nacional equipado com o sistema Start-Stop, que desligava o motor em paradas temporárias, como em semáforos, ajudando a reduzir o consumo de combustível e as emissões.
Já em 2016, o compacto passou por uma reestilização visual e estreou os novos motores Firefly. Na mesma atualização, o Uno incorporou controles de tração, estabilidade e assistente de partida em rampa — recursos até então pouco comuns entre os modelos de entrada — reforçando sua proposta de segurança e modernidade.
Fiat Uno Evolution: o primeiro carro nacional com start/stop
A trajetória do Novo Uno foi encerrada em 2021 com a série especial “Uno Ciao”, limitada a 250 unidades. A despedida marcou o fim de uma linhagem iniciada em 1984, que contabilizou 4.379.356 unidades produzidas no Brasil.
O modelo também foi agraciado com diversos prêmios logo após seu lançamento, incluindo o título de “Carro do Ano 2011” pela revista Autoesporte e outras cinco conquistas em premiações da imprensa especializada.
Interior do Fiat Uno Sporting
Com forte apelo popular e diversas inovações ao longo de sua trajetória, o Novo Uno reafirmou o papel histórico do compacto da Fiat na democratização do carro no Brasil — seja ao popularizar o motor 1.0, trazer ar-condicionado em veículos acessíveis ou, mais tarde, incorporar tecnologias antes restritas a segmentos superiores.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok