Marcelo Cavalcante | Fiat e VW ganham terreno em maio; GM continua perdendo espaço
Especialista no mercado automotivo analisa o resultado de vendas de carros e comerciais leves em maio
César Tizo - junho 4, 2025
Consultor Marcelo Cavalcante de Lima analisa os resultados do mercado automotivo brasileiro em maio deste ano envolvendo automóveis e comerciais leves
O setor de automóveis e comerciais leves encerrou o mês de maio com 214.383 unidades vendidas, o que representa um crescimento de 8,78% em relação a abril e um avanço de 17% na comparação com o mesmo mês de 2024.
Esse crescimento expressivo em relação ao ano passado é parcialmente explicado pelas enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em maio de 2024, quando as vendas recuaram 67% no Estado. Ainda assim, o resultado de 2025 surpreende positivamente.
A média diária de emplacamentos também avançou, com 10.209 unidades/dia, alta de 3,60% sobre abril — o melhor desempenho diário registrado até agora em 2025.
No acumulado do ano, foram comercializadas 929.144 unidades, volume 6,24% superior ao mesmo período de 2024. No entanto, na comparação com o ciclo pré-pandemia, o mercado ainda apresenta um recuo de 10,27%.
Vendas diretas seguem em alta e puxam o mercado
A modalidade de vendas diretas registrou, em maio, sua maior participação do ano, com 52,6%, mantendo a liderança sobre o varejo pelo terceiro mês consecutivo. Na comparação com abril, as vendas diretas cresceram 12,63%, e em relação a maio de 2024, o avanço foi de 36,43%.
O varejo teve uma recuperação na segunda quinzena do mês, mas ainda assim encerrou maio com a menor participação do ano, de 47,40%, totalizando 101.618 unidades vendidas — crescimento de 4,79% em relação a abril.
No acumulado do ano, o varejo soma 474.793 unidades, leve recuo de 0,37% ante 2024, com participação de 51,1%. Quando comparado ao ciclo pré-pandemia, o varejo ainda apresenta uma queda mais acentuada de 17,4%.
Já as vendas diretas acumulam 454.351 unidades em 2025, avanço de 14,15% em relação ao ano passado. Frente ao período pré-pandêmico, a queda é bem menor: apenas 1,37%.
Embora o bom desempenho das vendas diretas, especialmente para locadoras, seja positivo e essencial para o setor, é necessário que o varejo volte a crescer. Caso contrário, o cenário pode se tornar preocupante nos próximos meses.
Mercado reage na segunda quinzena
Segundo André Scinocca, operador do Grupo Dahruj (Nissan e BYD), a segunda quinzena de maio foi marcada por maior liberação de crédito pelos bancos, o que impulsionou os resultados. Apesar das notícias sobre o aumento da inadimplência, os volumes de aprovação cresceram. Ele destacou também as condições comerciais agressivas da BYD, que permitiram à marca ultrapassar as 9 mil unidades vendidas no mês, além de promoções atrativas de marcas como Jeep e Honda. Os veículos usados também tiveram bom desempenho, com valores mantendo a Fipe em alta.
Para Davidson de Morais, diretor da plataforma Auto Avaliar, os dias 17 e 24 de maio foram de maior movimento nas concessionárias. A plataforma registrou 275.801 avaliações de veículos de troca, 8,5% acima de abril, com taxa de captação de 23,8% e 63.661 carros captados, alta de 5,2%.
Já Leonardo Petersen, especialista em gestão de concessionárias, relatou crescimento nas vendas de seminovos, com falta pontual de alguns modelos. Segundo a Fenauto, as vendas de usados somaram 1.539.923 unidades em maio, alta de 3,5% sobre abril e expressivos 27,5% em relação a maio de 2024. No acumulado, foram 6.913.361 unidades, crescimento de 14,3% frente ao mesmo período do ano passado.
As três análises mostram que a segunda quinzena de maio teve melhora nos principais indicadores. O crescimento nas avaliações indica maior intenção de compra, o que pode reverter a tendência de queda no varejo.
Eletrificados batem recorde mensal
As vendas de veículos eletrificados bateram recorde em maio, com 22.285 unidades emplacadas, superando o recorde anterior de dezembro de 2024 (21.747). Em relação a abril, o crescimento foi de 12,33% e, na comparação anual, a alta chegou a 64%.
No acumulado de 2025, já foram vendidos 92.845 veículos eletrificados, avanço de 43,10% sobre 2024. Excluindo-se a Fiat, o crescimento do segmento é de 18%.
O destaque do mês foi o desempenho dos 100% elétricos (BEVs), que cresceram 47,80% ante abril, com 6.948 emplacamentos. No acumulado, o total chega a 24.619 unidades, o que representa uma queda de 5,27% em relação ao ano anterior — tema que será explorado em artigo específico.
Análise por marcas: Fiat e VW em alta; GM e Nissan recuam
O ano de 2025 tem sido marcado pela recuperação da cadeia produtiva após os impactos da pandemia, ausência de desastres naturais como as enchentes de 2024 e a aprovação do Programa Mover, que projeta mais de R$ 100 bilhões em investimentos. Em teoria, o cenário é favorável, mas a pressão sobre os juros ainda é um fator de risco.
Entre as marcas, a Fiat liderou as vendas em maio com 46.098 unidades, alta de 19% sobre 2024. Com 67% das vendas em canais diretos, a marca lidera tanto no varejo quanto nas vendas diretas. No acumulado, já soma 199.588 unidades, crescimento de 9,49% ante 2024 e avanço de 42% frente ao ciclo pré-pandemia. Sua participação subiu para 21,48%.
A Volkswagen também teve ótimo desempenho, com 37.202 unidades em maio, alta de 35% sobre 2024 e de 15% sobre abril. Com 65% das vendas em canais diretos, a marca aparece em segundo lugar no ranking geral e também nas duas modalidades. No acumulado, são 148.327 unidades vendidas, avanço de 7,64%, com participação de 15,96%.
A GM continua enfrentando dificuldades, com 11.896 unidades vendidas em maio, queda de 16% sobre 2024. No acumulado, a queda é de 13%, com 97.927 unidades. Em relação ao ciclo pré-pandemia, o recuo é de 47%, e a participação de mercado caiu para 10,54%.
Outros destaques positivos de maio incluem:
Hyundai: +14,51% (4.ª posição geral)
Renault: +12,01%
Jeep: +13,30%
BYD: +10,82% em maio e +45% no acumulado (4.ª no varejo)
Honda: +11,59% em maio e +35,52% no acumulado
CAOA Chery: +32,50% sobre abril
GWM: +38%
A Nissan teve seu pior desempenho do ano, ficando na 11.ª posição, com recuo de 37% sobre 2024 e queda acumulada de 14,28%. Segundo André Scinocca, esse desempenho já era previsto em razão da espera pelo novo Kicks, com expectativa de retomada em junho, caso haja reposição de estoque.
No segmento premium, a BMW lidera com 6.328 unidades, seguida por Volvo (3.679) e Mercedes-Benz (3.372).
Análise por modelos: Polo lidera maio; Strada segue líder no ano
O Volkswagen Polo liderou o mês de maio com 12.911 unidades vendidas, crescimento de 18,1% sobre abril. No acumulado, ocupa a 2.ª posição com 45.724 unidades, queda de 5,1% sobre 2024. As vendas foram majoritariamente diretas (72,57%).
A Fiat Strada ficou em segundo lugar no mês, com 11.854 unidades (+17,65%). No acumulado do ano, é líder com 51.228 emplacamentos, crescimento de 4,44%, sendo 68,76% em vendas diretas.
Em terceiro lugar no mês aparece o VW T-Cross, com 9.419 unidades (+16% sobre abril). No acumulado, é o 4.º colocado com 35.903 unidades, avanço de 40% ante 2024.
Nota final
Outras análises serão publicadas após a divulgação do balanço da Anfavea. Os dados desta reportagem têm como base o relatório da Fenabrave e podem sofrer pequenos ajustes. O objetivo é apontar tendências e contribuir com a leitura do mercado.
Agradecimento especial aos colaboradores deste artigo:
Sr. André Scinocca (Grupo Dahruj)
Sr. Davidson de Morais (Auto Avaliar)
Sr. Leonardo Petersen (especialista em gestão de concessionárias)
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