No caso da versão de entrada Rush, o Eclipse Cross passa a custar R$ 149.990 na compra com isenção e já sai de fábrica com motor 1.5 turbo de 165 cv e 25,5 kgfm de torque, merecendo a observação de que aceita apenas gasolina. Trabalhando em conjunto com a transmissão automática CVT, capaz de simular até 8 marchas, o modelo oferece bom desempenho e consumo ligeiramente acima da média, com parciais de 10,3 km/l na cidade e 11,3 km/l na estrada.
Um dos pontos fortes do Eclipse Cross é o conforto a bordo e a boa capacidade do porta-malas, graças às dimensões generosas em comparação a modelos como o Jeep Compass e o próprio Toyota Corolla Cross. O SUV médio da Mitsubishi mede 4,54 m de comprimento, 1,80 m de largura e 2,60 m de entre-eixos, proporcionando uma cabine confortável para cinco ocupantes e porta-malas de 473 litros.
Outros destaques positivos do Eclipse Cross Rush incluem a suspensão independente nas quatro rodas, com layout traseiro do tipo multibraço, o que favorece o equilíbrio dinâmico e o conforto ao rodar, além dos freios a disco nas quatro rodas.
No que diz respeito aos equipamentos de série, o Mitsubishi traz ar-condicionado automático digital, central multimídia com tela de 10,25″, câmera de ré, 7 airbags e rodas de liga leve aro 18″, entre outros. Ainda assim, seria desejável que, nessa faixa de preço, ele oferecesse itens como sensores de estacionamento e assistentes de condução, o que não ocorre.
E o Corolla Cross XR?
Ao analisarmos o Toyota Corolla Cross XR, é importante destacar que o modelo tem preço público sugerido de R$ 179.190 e, até o momento, a Toyota ainda não confirmou oficialmente o retorno da oferta dessa versão ao público PcD. No entanto, concessionárias já informam extraoficialmente que os pedidos para o Corolla Cross XR na modalidade PcD devem ser retomados no início do segundo semestre.
O Corolla Cross XR é mais caro que o Eclipse Cross Rush (que custa R$ 173.990 ao público geral), mas já sai de fábrica com o pacote de assistência à condução da Toyota, que inclui alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência, farol alto automático, assistente de permanência em faixa, entre outros recursos. O Toyota também oferece 7 airbags.
Em termos de dimensões, o Corolla Cross XR mede 4,46 m de comprimento, 1,82 m de largura e 2,64 m de entre-eixos. Mesmo assim, a sensação de espaço interno é inferior à do Mitsubishi, e o porta-malas também é menor: 440 litros.
O que pesa contra o Corolla Cross, sobretudo considerando seu preço, é o projeto relativamente simples para um SUV médio. O modelo, por exemplo, utiliza suspensão traseira do tipo eixo de torção, que é uma solução robusta, porém menos sofisticada em comparação ao conjunto multibraço do rival.
Ainda assim, o Corolla Cross XR oferece de série ar-condicionado automático digital, multimídia com tela de 10″, rodas de liga leve aro 17″, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, além de câmera de ré, entre os principais equipamentos.
Sob o capô, o Toyota traz o eficiente motor 2.0 Dynamic Force (175 cv e 21,3 kgfm), associado ao câmbio automático CVT. O conjunto garante desempenho satisfatório, embora com respostas um pouco mais lentas em relação ao Eclipse Cross, principalmente nas acelerações e retomadas. O consumo oficial é de 11,2 km/l na cidade e 13 km/l na estrada com gasolina, portanto uma vantagem importante em relação ao rival. Vale lembrar que o motor do Corolla Cross é flex, podendo também aceitar etanol.
Toyota Corolla Cross XR
Qual escolher?
Como vimos na análise, o Toyota Corolla Cross XR entrega uma proposta mais equilibrada em termos de custo-benefício, eficiência mecânica e tecnologias de segurança, especialmente pelos recursos avançados de assistência à condução.
Já o Mitsubishi Eclipse Cross Rush se destaca pelo maior espaço interno, porta-malas mais generoso e acertos técnicos como a suspensão traseira independente, que contribui para o bom comportamento dinâmico. No entanto, ele peca na lista de equipamentos — sobretudo em tecnologia — e tem consumo mais elevado, sem compensar esse ponto com ao menos um nível desempenho superior em relação ao observado no Corolla Cross.
Dessa forma, aguardar pelo retorno do Corolla Cross XR para PcD mostra-se uma decisão mais acertada.
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