Leitor questiona consumo elevado de sua Ford Ranger XLT V6
Segundo ele, modelo ainda está longe de alcançar as médias oficiais de consumo; confira todos os detalhes
César Tizo - junho 10, 2025
Bom dia! Estou com uma pulga atrás da orelha quanto ao consumo do veículo (Ford Ranger XLT V6 – 2025/2026). Tenho uma caminhonete com um mês de uso e 900 km rodados. Até agora, tanto na cidade quanto na estrada, o consumo tem sido elevado (cidade: 6 km/l e estrada: 6,9 km/l). Isso é normal? Tenho dirigido com cuidado, sem acelerar demais e sem levar peso extra. Quanto tempo leva para o consumo atingir o valor recomendado pelo fabricante? Obrigado pela atenção! – pergunta enviada por Marcilho
Marcilho, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), a Ford Ranger XLT V6 está homologada com médias de consumo de 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. Portanto, de fato, os números que sua picape vem apresentando estão muito abaixo do esperado. Vale lembrar, porém, que os dados do PBEV são apenas uma referência em condições controladas.
O Guru dos Carros entrou em contato com a Ford para esclarecer seu caso, mas, após uma semana, ainda não recebemos resposta. Assim que a fabricante se manifestar, adicionarei o posicionamento a este conteúdo.
Ford Ranger na linha de produção na Argentina
O que fazer?
Marcilho, na ausência de um posicionamento da Ford, podemos considerar algumas possibilidades.
Nos primeiros 1.000 a 3.000 km, o motor ainda está em processo de adaptação (amaciamento), e componentes internos podem gerar mais atrito, o que aumenta o consumo. Além disso, os sistemas eletrônicos e de injeção estão se ajustando ao seu estilo de direção.
É esperado que, entre 3.000 e 5.000 km, você comece a notar uma melhora significativa, pois o motor estará melhor lubrificado e os componentes terão se ajustado. É importante salientar que até mesmo variações de temperatura/clima e a qualidade do combustível podem influenciar o consumo, especialmente no período inicial.
Se, mesmo após os 5.000 km, o consumo não melhorar, será importante levar a picape a uma concessionária para uma verificação detalhada de alguns sistemas, entre eles injeção eletrônica, sensores e possíveis ajustes de software.
Além dos cuidados que você já tem tomado, é recomendável verificar a calibragem dos pneus e analisar o tipo de percurso que está realizando com maior frequência. Deslocamentos urbanos curtos, por exemplo, tendem a piorar o consumo.
Considerando que sua picape ainda é muito nova, não é incomum que o consumo esteja elevado nesse momento.
A recomendação é que você continue monitorando as médias até atingir pelo menos 3.000 km. Se a diferença entre o consumo real e os dados do PBEV persistir, aí sim vale a pena uma avaliação técnica no revendedor de sua preferência.