GWM desafia Hilux e SW4 com a picape Poer P30 e o SUV 4×4 Haval H9
GWM apresenta picape média e SUV 4×4 com tração reduzida, câmbio de 9 marchas e acabamento premium; Haval H6 flex fica para 2026
César Tizo - junho 11, 2025
A GWM Brasil confirmou durante o Festival Interlagos 2025 sua entrada em alguns dos segmentos mais disputados do mercado nacional com a apresentação oficial da picape Poer P30 e do SUV Haval H9. Ambos os modelos serão produzidos localmente na fábrica de Iracemápolis (SP) a partir de agosto, com entregas previstas para setembro, e chegam com credenciais técnicas de peso para rivalizar diretamente com a dupla Toyota Hilux e SW4.
GWM Haval H9
Com visual imponente e propostas robustas, tanto a Poer P30 quanto o Haval H9 compartilham o novo motor 2.4 turbodiesel de alta eficiência, desenvolvido pela própria GWM, aliado ao câmbio automático de 9 marchas e sistema de tração 4×4 inteligente com modos 4×2, 4×4 High e 4×4 Low (reduzida). O conjunto, detalha a GWM, visa entregar alta capacidade fora de estrada, suavidade nas trocas e eficiência em velocidade de cruzeiro. A empresa ainda não divulgou os dados de potência e torque.
O Haval H9 chega para ocupar o topo da linha GWM no Brasil com uma carroceria de 4,95 metros de comprimento e espaço interno para 7 adultos, nas palavras da fabricante, além de foco no conforto e na tecnologia embarcada. O SUV grande aposta em acabamento premium e visual refinado para conquistar o público familiar que também exige capacidade off-road — posicionando-se também como uma alternativa direta ao Chevrolet Trailblazer e Mitsubishi Pajero Sport.
GWM Haval H9
Já a Poer P30 é a primeira picape média da marca no Brasil e chega com dimensões superiores à média do segmento: são 5,41 metros de comprimento, cabine espaçosa e caçamba ampla, relata a marca chinesa. A proposta é oferecer um produto robusto e confortável, voltado tanto ao trabalho quanto ao lazer, com forte apelo em regiões onde a motorização diesel ainda é predominante — responsável por mais de 95% das vendas do segmento, segundo a própria GWM.
Além do conjunto mecânico, os dois modelos prometem se destacar pelo alto nível de equipamentos: ambos contam com tela central de 14,6″, sistema de câmeras 360°, condução semiautônoma Nível 2+, carregador de celular por indução de 50 W, faróis full-LED adaptativos, assentos de couro ventilados e conectividade via aplicativo remoto.
GWM Haval H9
Haval H6 flex só em 2026
Durante o evento, a GWM também detalhou os próximos passos da produção nacional da linha Haval H6. O modelo, que lidera o segmento de híbridos no Brasil em 2025 com mais de 10 mil unidades vendidas até maio, será o primeiro a sair da nova planta de Iracemápolis em julho — nas versões HEV2, PHEV19, PHEV34 e GT. No entanto, a aguardada versão flex do H6 nacional ficará para 2026, conforme revelado pela própria companhia.
GWM Poer P30
A estratégia da GWM segue a filosofia “multi-energy”, que prevê tecnologias híbrida, elétrica, diesel, flex e, futuramente, a célula a hidrogênio. O lançamento inicial da Poer a diesel atende diretamente às demandas do consumidor nacional, especialmente em mercados como o agronegócio e no interior do país, onde a robustez e a autonomia são atributos prioritários.
Expansão industrial
Com investimento de R$ 10 bilhões até 2032, a fábrica da GWM em Iracemápolis será o centro da operação da marca na América do Sul. A unidade já nasce com certificação ISO 9001:2015, mesmo antes do início da produção — feito inédito na indústria automotiva brasileira.
GWM Poer P30
A GWM já conta com 104 concessionárias e cobertura em 100% dos municípios brasileiros com o sistema GWM Delivery. A expectativa é chegar a 130 pontos físicos até dezembro de 2025, sustentando o crescimento da marca, que já acumula alta de 21% nas vendas em 2025, superando amplamente a média do mercado nacional.
Com a estreia da Poer e do Haval H9, a GWM dá um passo decisivo para buscar espaço no acirrado mercado de picapes médias e SUVs grandes, categorias que hoje concentram modelos consolidados no Brasil, mas ainda com pouca sofisticação técnica. Apostando em tecnologia própria, motorização moderna e acabamento premium, a marca chinesa quer mostrar que está pronta para enfrentar os pesos-pesados da categoria — com força de fábrica nacional. Vamos acompanhar de perto!
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