Carros usados seguem em alta e tíquete médio passa de R$ 88 mil, o maior de 2025
Em maio, vendas aquecidas mantiveram rentabilidade estável, reduziram o giro de estoque e elevaram o valor médio das transações no setor de seminovos e usados
César Tizo - junho 17, 2025
O mercado de veículos usados continua em expansão no Brasil, com reflexos diretos sobre a rentabilidade das concessionárias e o valor das transações. De acordo com o Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados (PVU), feito pela Auto Avaliar, o tíquete médio das vendas atingiu R$ 88.030 em maio, alta de 1,06% sobre abril e o maior patamar registrado em 2025 até agora.
A margem bruta das revendas ficou praticamente estável, com leve queda de 11% para 10,9%. Já o giro médio de estoque apresentou novo recuo, passando de 39 dias em março para 38 em abril e 37 em maio, o que indica maior agilidade nas negociações.
“Esses números acompanham outro fenômeno do segmento, que é o crescimento da venda de veículos seminovos e usados. Segundo a Fenabrave, maio registrou 1.126.000 unidades comercializadas, número expressivo que reflete o bom momento do setor”, comenta Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer. Na plataforma Auto Avaliar, também houve recorde: foram 239.118 avaliações em maio, o maior volume dos últimos seis meses, além de 44.657 captações, o segundo melhor resultado do período.
Entre os destaques do mês, o Toyota Yaris Hatch liderou em desempenho comercial com giro de apenas 30 dias e margem bruta de 12,3%, mesmo com tíquete médio de R$ 87.520. Na sequência aparece o Citroën C3, vendido a R$ 65.987 com margem de 13,3% e giro de 34 dias, seguido pelo Volkswagen Gol (R$ 53.893, margem de 14,6% e giro de 37 dias).
O estudo também apontou crescimento no retorno sobre investimento (ROI) nas vendas de seminovos com até três anos de uso: o índice subiu de 73% em abril para 74% em maio. A marca Citroën merece destaque especial, com o melhor desempenho em índice de conquista de clientes de outras marcas (87%) e ROI de 83%, acima da média de mercado.
A amostra do estudo contempla 2.896 concessionárias de 23 marcas integradas à Auto Avaliar. A plataforma, com atuação em sete países, conecta atualmente 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes, movimentando cerca de US$ 1,4 bilhão por ano em vendas.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok