VW Tera atinge nota máxima em segurança no Latin NCAP: “bom desempenho geral”
Modelo fabricado no Brasil conquista cinco estrelas com destaque para robustez estrutural e presença de tecnologias como frenagem autônoma de série
César Tizo - junho 18, 2025
O Volkswagen Tera, crossover recém-lançado e produzido no Brasil, conquistou cinco estrelas no Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP). O resultado, divulgado nesta quarta-feira (18), marca a quarta publicação de testes do ano de 2025 e posiciona o Tera entre os modelos mais seguros da região.
O modelo foi avaliado de forma voluntária pela Volkswagen e obteve índices expressivos nos quatro pilares analisados: 89,88% para proteção de ocupantes adultos, 87,25% para ocupantes infantis, 75,77% em proteção a pedestres e usuários vulneráveis das vias e 84,76% em sistemas de assistência à segurança.
De série, o Tera oferece seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC). Já os Sistemas Avançados de Assistência à Condução (ADAS), como assistente de permanência em faixa (LSS) e detector de ponto cego (BSD), são opcionais, enquanto a Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) é padrão em todos os mercados da região — com exceção da Argentina, onde só a versão topo inclui o item.
Entre os ensaios realizados estão os de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, proteção cervical (whiplash), proteção a pedestres, atuação do AEB urbano, interurbano e voltado a pedestres, além de avaliação dos assistentes de velocidade e de faixa. O Latin NCAP destacou que o AEB do Tera apresentou desempenho robusto em todos os cenários testados, obtendo quase a pontuação máxima.
De acordo com o Latin NCAP, “o Tera apresentou um bom desempenho geral, com estrutura e área dos pés estáveis“. Contudo, os responsáveis pela avaliação apontaram que a proteção ao peito do motorista em colisão frontal pode ser melhorada, assim como a segurança infantil em alguns aspectos e a proteção à parte superior das pernas dos pedestres.
Alejandro Furas, secretário-geral do Latin NCAP, destacou a relevância do resultado: “O Tera aspira a ser popular em preço e vendas, e demonstra que a segurança cinco estrelas pode ser padrão e produzida na região”. Já Stephan Brodziak, presidente do Conselho de Administração da entidade, reforçou: “Este modelo confirma que é possível oferecer veículos acessíveis com alto nível de segurança na América Latina”.
O Latin NCAP reiterou sua recomendação para que consumidores escolham versões equipadas com tecnologias ADAS testadas e eficientes. A organização também voltou a defender a adoção de rótulos de segurança obrigatórios por parte dos governos da região, para garantir que os consumidores tomem decisões informadas com base em critérios técnicos de segurança.
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