CAOA e Hyundai encerram parceria no Brasil: como ficam Tucson e o HR?
Fim da produção conjunta em Anápolis (GO) levanta dúvidas sobre o futuro do Tucson e do caminhão HR
César Tizo - junho 21, 2025
Após anos de colaboração industrial, a Hyundai e o grupo CAOA decidiram encerrar a parceria de produção no Brasil. A separação envolve diretamente a fábrica da CAOA em Anápolis (GO), onde eram montados modelos da marca sul-coreana como o SUV Tucson e o caminhão leve HR.
A Hyundai, por sua vez, informou ao Guru dos Carros que, em linha com suas políticas globais de governança corporativa e confidencialidade, não comenta estratégias comerciais ou de produção nos mercados em que atua.
Hyundai Tucson nacional estreou melhorias no fim de 2024
Com o fim da parceria, o futuro de veículos emblemáticos como o Tucson e o HR fica incerto. Ambos são fabricados exclusivamente pela CAOA em regime de produção local para a Hyundai, o que sugere, portanto, a descontinuação de ambos.
Vale lembrar que o SUV, inclusive, estreou em novembro de 2024 um pacote de melhorias contemplando atualizações estéticas externas e uma nova central multimídia flutuante com tela de 9″.
A CAOA, que também representa a marca chinesa Chery no Brasil, não se pronunciou oficialmente até o momento sobre possíveis desdobramentos da saída da Hyundai em seus planos industriais.
Hyundai Tucson nacional deixa, portanto de ser produzido
A expectativa do setor é de que a empresa possa buscar novos acordos de produção ou reposicionar a linha de montagem de Anápolis para atender outras demandas.
O fim da colaboração marca um ponto de inflexão relevante no mercado automotivo nacional, já que a parceria CAOA-Hyundai foi responsável por consolidar a presença da marca sul-coreana no Brasil com produtos fabricados localmente e ampla capilaridade de rede.
Nos próximos meses, espera-se que ambas as companhias revelem seus novos passos estratégicos. Vamos acompanhar.