Guru Recomenda | Os melhores carros por categoria até junho de 2025
Confira resumo com os melhores carros por segmento já levando em conta as novidades que chegaram ao mercado neste mês
César Tizo - junho 29, 2025
Todo mês, aqui no Guru dos Carros, você encontra uma lista com as recomendações dos melhores veículos por categoria levando em conta os segmentos de maior volume de vendas.
Esta seção é revista no último fim de semana do mês correspondente, considerando os lançamentos mais recentes. As recomendações apresentadas são válidas até a próxima atualização.
Confira a lista para junho de 2025:
Carros de entrada: Renault Kwid – Meses na lista: 17(Modelos na faixa de R$ 80.000) Análise: Em uma categoria que inclui o Citroën C3 e o Fiat Mobi, o Kwid pode não oferecer o mesmo espaço interno que o rival da Citroën, mas compensa com um bom porta-malas e um custo-benefício mais competitivo. O Renault, por exemplo, já vem de fábrica com 4 airbags, o que aprimora a segurança, além de contar com sistema start/stop, que ajuda a reduzir o consumo de combustível na cidade.
Renault Kwid
Carros elétricos: BYD Dolphin Mini – Meses na lista: 16 Análise: Na visão do Guru dos Carros, considerando a infraestrutura ainda em desenvolvimento para carros elétricos no Brasil, esses automóveis são mais indicados, no momento, ao uso urbano. Isso se deve à conveniência de realizar recargas em casa ou no trabalho. Nesse contexto, o BYD Dolphin Mini se destaca como uma opção interessante, oferecendo uma combinação atrativa de preço, autonomia, nível de acabamento interno e uma carroceria compacta e prática para trafegar na cidade.
BYD Dolphin Mini
Hatches compactos: Hyundai HB20 – Meses na lista: 18 Análise: O Hyundai HB20 se destaca por oferecer uma relação custo-benefício mais favorável em praticamente todas as versões quando comparado aos seus rivais diretos, inclusive no conteúdo de tecnologia presente nos catálogos topo de linha. O modelo também é beneficiado por conjuntos mecânicos eficientes e pelo prazo de garantia de 5 anos, um dos maiores do segmento, o que favorece o hatch na hora da revenda.
Hyundai HB20
Sedãs compactos: Volkswagen Virtus – Meses na lista: 18 Análise: Em uma categoria na qual o uso familiar do automóvel tende a ser constante, o amplo porta-malas de 521 litros do Virtus o destaca no segmento, assim como o interior espaçoso. Além disso, os conjuntos propulsores modernos e a boa lista de itens de série em todas as versões também são pontos positivos do sedã.
Volkswagen Virtus
Sedãs médios: Toyota Corolla – Meses na lista: 18 Análise: Referência no segmento, o Toyota Corolla oferece uma das melhores relações custo-benefício da categoria. Um importante diferencial do sedã é a opção mecânica híbrida bicombustível. O modelo conta ainda com alto nível de segurança estrutural e um bom pacote de assistentes de condução de série.
Toyota Corolla
Sedãs premium: BMW Série 3 – Meses na lista:18 Análise: A procedência nacional é o grande trunfo do sedã premium médio-grande. Além de oferecer um projeto tão refinado quanto o dos concorrentes diretos, a motorização bicombustível (gasolina/etanol) é outro importante argumento a favor do BMW Série 3, montado em Araquari (SC).
BMW Série 3
Crossovers: Volkswagen Tera – Meses na lista: 1(Compactos de apelo robusto ou derivados de hatches convencionais. Reúne modelos até 4,20 m) Análise: O Volkswagen Tera fica devendo em potência e torque nas versões com motor 1.0 turbo quando comparado a rivais como Fiat Pulse e Renault Kardian com propulsão equivalente. Ainda assim, o modelo da marca alemã se destaca pelo projeto moderno e pelo ótimo nível de segurança estrutural, além de oferecer seis airbags e alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência (AEB) em todas as versões. Outro ponto positivo é a proposta do VW Tera de atender a uma ampla faixa de preços dentro do segmento — sendo o único da categoria a contar com motorização 1.0 aspirada e câmbio manual na versão de entrada. Em termos de espaço interno e porta-malas, o Volkswagen está em linha com os concorrentes, sem surpreender nesses quesitos.
Volkswagen Tera
SUVs compactos: Jeep Renegade – Meses na lista: 18(Utilitários esportivos entre 4,20 m e 4,40 m de comprimento) Análise: Longe de ser uma novidade, o Jeep Renegade continua sendo o único modelo na categoria a oferecer versões com tração integral e motor flex. Além disso, é um dos raros SUVs compactos a contemplar no projeto a suspensão independente e freio a disco nas quatro rodas. O nível de eficiência está alinhado ao dos concorrentes, com o desempenho favorecido pelo propulsor 1.3 turbo. Deve apenas um espaço interno melhor para os ocupantes do banco traseiro.
Jeep Renegade em sua configuração Willys: modelo é o único SUV compacto nacional a oferecer tração integral e motorização flex
SUVs médios: CAOA Chery Tiggo 7 – Meses na lista: 18(Utilitários esportivos entre 4,40 m e 4,60 m de comprimento) Análise: É, de longe, o melhor custo-benefício na categoria. Destaca-se pelo preço competitivo na versão Sport e ainda pode ser encontrado nas opções Pro Max Drive, com motor 1.6 turbo, e na configuração semi-híbrida Pro Hybrid Max Drive, ambas oferecendo conteúdo superior de equipamentos. Seu catálogo topo de linha conta com propulsão híbrida plug-in.
CAOA Chery Tiggo 7
SUVs médio-grandes: GWM Haval H6 – Meses na lista: 13(Utilitários esportivos entre 4,60 m e 4,80 m de comprimento) Análise: A configuração híbrida plug-in mais acessível (PHEV19) do SUV se destaca em relação aos rivais diretos, como o BYD Song Plus, por oferecer maior autonomia em modo elétrico, além de dados superiores de potência e torque. Importante salientar que o modelo também conta com opção híbrida convencional (HEV2) para quem abre mão da recarga externa da bateria. Em linha com os rivais diretos, a gama Haval H6 traz os principais recursos de tecnologia, conforto e segurança de série.
GWM Haval H6: um dos raros SUVs chineses com porte médio-grande a oferecer mecânica híbrida convencional não plugável
SUVs grandes e/ou 7 lugares: CAOA Chery Tiggo 8 – Meses na lista: 18(Utilitários esportivos na faixa de 4,80 m em diante e/ou com 3 fileiras de assentos) Análise: Além de oferecer 7 lugares, o modelo conta com a opção de um robusto conjunto mecânico híbrido plug-in, que proporciona alto desempenho e excelentes médias de consumo, bem como dispõe de 54 km autonomia em modo 100% elétrico (padrão PBEV). A versão exclusivamente a combustão (Tiggo 8 Pro) também se destaca pela proposta equilibrada e o preço competitivo no segmento.
CAOA Chery Tiggo 8 Pro
Picapes compactas: Fiat Strada – Meses na lista: 18(Modelos até 4,70 m de comprimento) Análise: É a referência na categoria, competindo diretamente apenas com a VW Saveiro. A Fiat Strada se destaca por seu projeto mais recente e a construção robusta, incluindo o eixo traseiro rígido (tipo ômega). Além disso, oferece versões com cabine dupla e câmbio automático.
Fiat Strada
Picapes intermediárias: Ford Maverick – Meses na lista: 1(Modelos com estrutura monobloco e comprimento entre 4,70 m e 5,30 m) Análise: A partir da linha 2025, a Ford Maverick passou a contar com um posicionamento de preços mais competitivo no Brasil. Inserida em um segmento com fortes concorrentes — entre eles, a Ram Rampage e a Fiat Toro —, a picape da Ford se destaca pela ótima dinâmica e pelas excelentes acelerações e retomadas proporcionadas pelo motor 2.0 turbo. O modelo também oferece tração integral e opção de propulsão híbrida plena, tecnologia ausente nas rivais diretas e que representa um diferencial importante para consumidores em busca de maior eficiência.
Ford Maverick
Picapes médias: BYD Shark – Meses na lista: 9(Modelos entre 5,30 m e 5,80 m de comprimento com estrutura de carroceria sobre chassi) Análise: O grande destaque da BYD Shark em relação às demais picapes médias é sua mecânica híbrida plug-in, que a permite rodar em modo totalmente elétrico por 57 km, de acordo com o padrão brasileiro. Essa característica faz da Shark a picape com o conjunto motriz mais sofisticado e moderno da categoria. O desempenho também chama atenção, com aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos. No entanto, suas capacidades de carga (790 kg) e reboque (2.500 kg) ficam abaixo das picapes médias tradicionais não eletrificadas. Entre as picapes médias a diesel convencionais (puramente térmicas), a Ford Ranger é a alternativa recomendada.
BYD Shark
Picapesfull-size: Ford F-150 – Meses na lista: 17 (Modelos acima de 5,80 m de comprimento) Análise: Referência em vendas nos EUA, país que é o berço desse tipo de veículo, a F-150 se destaca por oferecer um conjunto mecânico bem equilibrado em desempenho e, sobretudo, consumo. Além disso, se equipara às rivais em sofisticação e nível de equipamentos. Seus preços são competitivos em relação às concorrentes diretas, como a Ram 1500 e a Chevrolet Silverado.
Ford F-150
Melhor carro para PcDaté R$ 120.000: Volkswagen T-Cross Sense – Meses na lista: 4 Análise: A favor do T-Cross Sense, destacam-se a eficiência de seu conjunto propulsor, composto pelo motor 1.0 TSI associado ao câmbio automático com 6 marchas, e o amplo espaço interno. O modelo tem preço final competitivo para o público PcD (na faixa de R$ 101 mil), já considerando as isenções tributárias e os incentivos da marca. O SUV também se sobressai pelo alto nível de segurança estrutural e, além de um bom conjunto de equipamentos de conforto e conectividade para a classe, traz de série até mesmo um assistente de condução: o alerta de colisão com frenagem autônoma de emergência.
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