Nova geração da Volkswagen Amarok já roda em testes no Brasil; picape estreia em 2027 com projeto exclusivo para a América do Sul
Protótipos da nova Amarok sul-americana são flagrados pela primeira vez; modelo será desenvolvido com base em modelo da chinesa SAIC e fabricado na Argentina com foco nos mercados da região
Protótipos da futura picape média foram flagrados rodando em testes no Brasil, segundo imagens divulgadas no perfil @placaverde, marcando o início da fase de validação em vias públicas do projeto inédito.
Protótipo da nova geração da VW Amarok em testes no Brasil acompanhado da picape atual – Imagem: @placaverde
Com lançamento confirmado para 2027, a próxima Amarok será desenvolvida e produzida na fábrica de Pacheco, na Argentina, fruto de um investimento de US$ 580 milhões da Volkswagen para a modernização da planta entre 2025 e 2029.
Diferente da segunda geração global da Amarok, que compartilha base e componentes com a Ford Ranger e é produzida na África do Sul, a nova picape para o Mercosul será fruto de um desenvolvimento próprio e independente.
Projeto, segundo a VW, será focado nas preferências dos consumidores na América do Sul e usará como base modelos da parceira chinesa SAIC – Imagem: @placaverde
A Volkswagen rompeu a parceria anterior com a Ford e estabeleceu uma nova aliança com o grupo chinês SAIC, responsável por modelos como o LDV Terron 9 e MG U9 — cujas soluções técnicas devem servir de base para a nova Amarok regional.
Apesar do vínculo estrutural com os modelos chineses, o projeto da nova Amarok contará com design próprio, assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone, chefe de design da Volkswagen na América do Sul. O executivo foi o responsável por criações como o Nivus e o crossover Tera, lançado neste ano.
Primeira ilustração oficial da nova VW Amarok sul-americana: picape estreia em 2027
A aposta da Volkswagen é oferecer um produto mais alinhado às preferências dos consumidores da região, com foco em robustez, eficiência e competitividade no segmento de picapes médias.
Embora os detalhes técnicos permaneçam em sigilo, espera-se que a nova Amarok adote uma gama turbodiesel e, possivelmente, variantes com motorização eletrificada no futuro.
Projeção do designer Kleber Silva para a nova geração da Amarok a ser fabricada na Argentina
A atual Amarok V6 continuará em linha até a chegada do novo modelo, garantindo a presença da marca no segmento.
Desde seu lançamento em 2010, a fábrica de Pacheco já produziu mais de 770 mil unidades da Amarok, consolidando a importância da picape no portfólio da Volkswagen na América Latina.
A chegada dos protótipos de testes ao Brasil indica que o cronograma segue conforme o planejado, com foco total no desenvolvimento de um produto concebido “na América do Sul para a América do Sul”, como ressalta a própria marca.
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