Capital da Índia adota medida radical para retirar veículos antigos das ruas
Nova etapa de restrições foi implementada no país para reforçar o combate à poluição atmosférica
César Tizo - julho 1, 2025
A partir desta segunda-feira (1º), veículos classificados como “fim de vida útil” estão proibidos de abastecer em postos de combustível na região de Delhi, na Índia. A medida atinge automóveis a gasolina com mais de 15 anos e modelos a diesel com mais de 10 anos. A nova etapa de restrições ambientais foi implementada para reforçar o combate à poluição atmosférica na capital indiana.
Cerca de 350 postos da região metropolitana de Delhi receberam câmeras inteligentes de leitura automática de placas (ANPR, na sigla em inglês), que utilizam inteligência artificial para identificar os veículos proibidos. Quando um desses carros ou motos tenta abastecer, um alarme sonoro é disparado automaticamente.
Funcionários dos postos foram orientados a negar a venda de combustível aos veículos fora da norma. Além disso, equipes da polícia e do departamento de transportes foram deslocadas para postos selecionados no sul de Delhi para reforçar a fiscalização presencial. Caso um veículo em desacordo seja identificado, ele poderá ser apreendido imediatamente.
A decisão dá continuidade à histórica resolução da Suprema Corte da Índia de 2018, que já proibia a circulação de veículos a gasolina com mais de 15 anos e a diesel com mais de 10 anos. A nova medida, ao limitar também o abastecimento, torna ainda mais difícil a permanência desses modelos nas ruas da capital.
We use cookies to ensure that we give you the best experience on our website. If you continue to use this site we will assume that you are happy with it.Ok