Haval H6 One, Hyundai Kona ou Toyota Corolla Cross: qual é o melhor SUV híbrido (HEV)?
Após pesquisas, leitor ficou em dúvida entre os três SUVs eletrificados e pediu nossa análise para definir a compra
César Tizo - julho 2, 2025
Quero ter um carro híbrido pleno (HEV), mas estou no momento de pesquisa para que no futuro não me arrependa. Por isso, peço sua ajuda, Guru, para uma possível escolha e compra. Depois de algumas buscas, cheguei a três modelos — claro, aceito sua sugestão, pois suas análises são exemplares. São eles:GWM Haval H6 One, Toyota Corolla Cross e Hyundai Kona.Obs.: optei por um HEV porque, no momento, não tenho onde instalar um carregador. Desde já agradeço o seu comentário! – pergunta enviada por Gilson
Gilson, obrigado por enviar sua pergunta e participar do Guru dos Carros!
A questão que você traz é bastante relevante e nos convida a uma análise mais aprofundada, especialmente considerando custo-benefício e os conjuntos propulsores de cada modelo.
Logo de início, o Toyota Corolla Cross Hybrid mostra-se hoje uma opção pouco competitiva, sobretudo quando comparado aos SUVs eletrificados chineses. Com preço tabelado em R$ 219.890 na versão XRX, o Corolla Cross híbrido fica devendo em porte, espaço interno e porta-malas frente aos rivais asiáticos de mesma faixa de valor. Além disso, sua mecânica híbrida, com apenas 122 cv de potência combinada, tem como único diferencial o fato de ser flex, podendo utilizar etanol.
Toyota Corolla Cross Hybrid
Essa menor atratividade do Corolla Cross torna-se evidente quando o colocamos ao lado do GWM Haval H6 One. A marca chinesa foi estratégica ao lançar uma versão de entrada por R$ 199.000, o que o coloca abaixo da barreira “psicológica” dos R$ 200 mil.
Com 4,68 m de comprimento e 1,88 m de largura, portanto já classificado como um SUV médio-grande, o Haval H6 One oferece espaço interno muito confortável para 5 ocupantes, além de um porta-malas de 560 litros, superando facilmente o Corolla Cross (440 litros) e o Hyundai Kona (407 litros).
No conjunto motriz, o Haval H6 One combina o motor 1.5 turbo com um propulsor elétrico para entregar 243 cv de potência e 54 kgfm de torque, números que garantem bom desempenho e ainda mantêm o consumo dentro de médias competitivas para um veículo com sua proposta.
Outro destaque é o pacote de equipamentos: o H6 One oferece assistência à condução Nível 2+, multimídia com tela de 12,3”, head-up display, internet embarcada com função Wi-Fi, 8 alto-falantes, entre outros itens.
GWM Haval H6 One
Já o Hyundai Kona, com preço a partir de R$ 214.990 na versão Ultimate, adota uma proposta mais equilibrada.
Apesar de não entregar o mesmo desempenho do Haval H6, o Kona se destaca pelo design arrojado e acabamento interno diferenciado. Seu conjunto propulsor híbrido usa como base o motor 1.6 GDI operando em conjunto com um propulsor elétrico, totalizando 141 cv e 27 kgfm de torque, acoplado a um câmbio de dupla embreagem com 6 marchas. O comportamento dinâmico, em especial nas acelerações e retomadas, é mais envolvente que o do Corolla Cross, mas ainda não alcança o nível do H6.
Um ponto técnico relevante: tanto o Kona quanto o Haval H6 possuem suspensão traseira multibraço, o que garante mais estabilidade e conforto — ao contrário do Corolla Cross, que ainda usa eixo de torção.
No quesito consumo, o Hyundai Kona lidera com médias de 18,4 km/l na cidade e 16 km/l na estrada com gasolina, único combustível aceito pelo SUV.
O Corolla Cross registra parciais de 16,6 km/l na cidade e 14 km/l na estrada com gasolina, ou 11,6 e 9,9 km/l, respectivamente, se abastecido com etanol. Já o Haval H6 HEV2 percorre 14,4 km/l na cidade e 11,8 km/l na estrada. Todos os dados seguem o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV).
Em resumo, considerando preço, desempenho, conforto, pacote de equipamentos e custo-benefício, o GWM Haval H6 One desponta como a escolha mais equilibrada entre os três SUVs híbridos, especialmente por chegar às lojas por menos de R$ 200 mil.
Caso você decida pelo Haval H6, vale algumas observações importantes. A linha 2026 do SUV, que pode marcar o início da produção nacional em Iracemápolis (SP) ainda neste semestre, trará algumas evoluções na parte externa e também na cabine.
Avançando para o ano que vem, está confirmada a estreia do motor 1.5 turbo flex, o que representa um avanço relevante ao permitir o uso de etanol, um biocombustível mais limpo e que ajuda a reduzir a pegada ambiental.
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